Abertas inscrições para o 9º CBEU

Estão abertas as inscrições para o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), evento que acontecerá de 15 a 17 de julho de 2020, em Belo Horizonte, MG, no campus Pampulha da UFMG, e terá como eixo Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos.  O congresso contará com a participação de pesquisadores, estudantes, professores, profissionais, representantes de movimentos sociais e público em geral. Os interessados em apresentar trabalhos nas redes de conversa devem enviar os resumos até 15 de março em sistema disponível no site do evento.

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é um evento bianual, sendo o maior evento de extensão universitária do país - o último encontro ocorreu em Natal, Rio Grande do Norte, em 2018, e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas nos três dias - e reúne as instituições públicas de ensino superior com o objetivo de discutir os desafios da extensão universitária no Brasil e os cenários e potencialidades de integração com a sociedade, através de espaços para ações em rede que levem em conta, além dos direitos humanos, o debate de temas emergentes da sociedade brasileira, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. O congresso conta com apresentação de trabalhos científicos, oficinas, conferências, mesas-redondas, apresentações culturais, entre outras atividades com a participação de pessoas de todo o território brasileiro. O programação diversificada trata da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assuntos relevantes à formação universitária e melhorias das interações universidade e sociedade.

Nessa perspectiva, movimentos sociais e entidades universitárias e civis que queiram propor eventos – reuniões, encontros, fóruns – devem manifestar interesse até o dia 15 de abril.  Os interessados em atuar como avaliador de resumos dos trabalhos e das propostas de oficinas devem manifestar interesse até 8 de março. Aqueles que queiram atuar como mediadores das redes de conversa têm até 15 de abril para se inscrever. Já a submissão de propostas para oficinas, lançamento e/ou exposição de produtos de extensão universitária e feiras de economia solidária e/ou agroecológica deve ser feita até 15 de março.

Mais informações sobre o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da Pró-reitoria de Extensão da UFMG: Facebook, Instagram e twitter.