Avaliação e Curricularização da Extensão em Debate na Ufes

Professora Ana Inês de Souza/UFRJ (Foto Eduardo Mendonça)

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal nº 13.005, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos, estabelece, em sua meta 12.7, que as universidades devem “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014). Visando o cumprimento dessa meta, a Ufes, por meio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão, está ampliando a discussão sobre a curricularização da extensão universitária nas matrizes curriculares dos cursos de graduação da universidade.

Para informar e debater sobre o processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação da Ufes a Prograd, por meio do Departamento de Desenvolvimento Pedagógico (DDP/Prograd), realizará, dia 24 de maio, o III Seminário docência no ensino superior: A extensão nos currículos dos cursos de Graduação da Ufes. A Profª Ana Inês Souza, Superintendente de Formação Acadêmica de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participará da mesa redonda: "Curricularização da extensão nos cursos de Graduação", que contará ainda com a Pró-Reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa Barbosa Miranda e o professor Itamar Mendes da Silva (DDP-Prograd/Ufes).

No mesmo dia, à tarde, a Pró-Reitoria de Extensão realiza uma reunião para discutir “O Processo de Avaliação na Extensão Universitária” com coordenadores das ações de extensão da Ufes e a professora Ana Inês Souza, que vai compartilhar o processo de implantação da avaliação da extensão na UFRJ. A avaliação das ações da extensão é uma diretriz do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) que visa definir indicadores de avaliação das ações de extensão. É um instrumento de consolidação e fortalecimento da extensão universitária.

Programação Completa:

24 de Maio

10h – auditório do CT1, mesa redonda: Curricularização da extensão nos cursos de Graduação

14h - auditório do LabPetro, O Processo de Avaliação na Extensão Universitária