A contribuição das Empresas Juniores para o empreendedorismo

Encontro de Empresas Juniores

As Empresas Juniores (EJ´s) são associações civis constituídas por alunos dos cursos de graduação e têm como objetivo desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos. As EJ's atendem, principalmente, as micro e pequenas empresas, que normalmente não têm acesso à consultoria sênior.  Oferecendo serviços de qualidade com preços bem abaixo do mercado, as Empresas Juniores contribuem para o desenvolvimento local e para o empreendedorismo no meio acadêmico. A qualidade do trabalho executado pelas EJ’s  tem o acompanhamento e a orientação de um professor da respectiva área do conhecimento.

O movimento de Empresas Júnior surgiu na França, na década de 60, mas só se consolidou no Brasil na década de 80, quando, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-França, o conceito chegou ao país. No Espírito Santo, a EJCAD – Empresa Júnior de Administração da Ufes, foi a primeira ser criada, em 1991. Com base no seu sucesso alunos de outros cursos também fundaram suas EJ’s e hoje a Ufes conta com 20 EJ’s (dados da Federação das Empresas Juniores do estado do Espírito Santo)  em diversas áreas e em três dos seus quatro campi (Vitória, Alegre e São Mateus).

Além da inegável contribuição para a formação dos alunos participantes, as EJ’s ainda são importante fator para o incentivo às pequenas e micro empresas, e o estímulo ao empreendedorismo. No entanto, até 2016, o funcionamento das EJ’s dentro das instituições de nível superior ainda não havia sido regulamentado por lei. Nesse ano a Lei 13.267, de 6 de abril de 2016, que “disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior” foi assinada pela presidenta Dilma Roussef, normatizando o funcionamento das EJ’s e seu lugar dentro da estrutura da instituição de ensino. Uma das mudanças determinadas pela Lei 13.267, é a obrigatoriedade de inserir as atividades das EJ’s no contexto do conteúdo acadêmico do curso, preferencialmente como atividade de extensão.

Esta mudança positiva veio garantir o apoio institucional às ações da EJ's que são exemplo do que se conceitua como ações de extensão, pois há a promoção da interação entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. As EJ´s estão em processo de regulamentação dentro da Ufes desde 2015. Com a edição da  Lei 13.267/2016, este processo teve que ser reiniciado. Atualmente está tramitando uma minuta de Resolução sobre as  EJ´s, com as adequações propostas pela lei,  que será votada pelo Conselho Universitário. Com a aprovação desta Resolução, todas as EJ’s da instituição deverão ser cadastradas como atividade de extensão. Atualmente, apenas quatro das 20 empresas juniores da Ufes estão cadastradas no sistema da extensão. O cadastro de todas as EJ’s é importante para garantir a elas o apoio institucional, e a seus participantes é uma garantia de certificação dos trabalhos desenvolvidos nas EJ’s.

O movimento das EJ's na Ufes estará em pauta no dia 14 de março, quando acontece o o lançamento oficial do projeto Empreendedorismo na Ufes, que tem como objetivo criar e fortalecer um perfil empreendedor nos alunos da Universidade. O evento, que acontece das 8 às 17 horas, no Cine Metrópolis, vai contar com palestras de curta duração, abordando conceitos e exemplos de empreendedorismo. Também fazem parte do projeto a criação de programas de incubação de empresas; o apoio a empresas juniores; a parceria com o Sebrae para execução de cursos e consultorias; a realização de capacitação para empreender; e o fortalecimento da marca Ufes em produtos.