Convocação para ações no Vale do Rio Doce

A tragédia de Mariana, devido ao rompimento da Barragem de Fundão, é o maior desastre da História em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração. Foram 62 milhões de metros cúbicos de lama que vazaram dos depósitos da Samarco e espalharam toneladas de detritos pelo leito do Rio Doce no dia 5 de novembro de 2015. A recuperação da Bacia do Rio Doce, onde vivem cerca de três milhões de pessoas, levará anos, possivelmente décadas. Além do desastre ambiental, há comunidades que perderam informações de herança cultural, famílias desabrigadas, trabalhadores que perderam sua fonte de renda na pesca, agricultura e turismo. Ribeirinhos, agricultores, peixes, gado e animais silvestres integram a longa lista de atingidos pela catástrofe que alcançou o Oceano Atlântico pelo leito do Rio Doce.

No intuito de unir forças e desenvolver ações concretas que possam ajudar na recuperação tanto econômica quanto social e cultural dos atingidos pelo desastre, a Pró-Reitoria de Extensão quer ampliar o grupo da Universidade Federal do Espírito Santo que se mobiliza desde dezembro de 2015, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para iniciar a discussão sobre os programas e projetos de extensão que envolvam a questão de recuperação da região da bacia do Rio Doce de Mariana a Regência. A discussão envolve uma parceria com as Pró-Reitorias de Extensão das Universidades Federais de Ouro Preto e de Minas Gerais.

Nesse sentido a Pró-Reitoria de Extensão da UFES convida  a todos os interessados a participar de uma reunião no auditório da ProEx no dia 03 de Março, às 14h00, para discutir propostas e encaminhamentos.

Pedimos que a presença seja confirmada pelo endereço eletrônico proex [at] ufes.br  a fim de adequarmos o espaço para a reunião.

Aguardamos a colaboração de todos

Angélica Espinosa B. Miranda

Pró-Reitora de Extensão