Coordenador do MCV visita Laboratório de Plastinação na Espanha

Professor Athelson segura um coração de elefante plastinado no laboratório da Universidad de Murcia

O professor Athelson Stefanon Bittencourt, diretor de Gestão da Proex e coordenador do Museu de Ciências da Vida, o MCV, está em Murcia, na Espanha, para uma visita técnica ao Museo Anatómico Veterinário e o Laboratório de Plastinação da Universidade de Múrcia.

Esta atividade também foi aprovada no Edital Bolsa Ibermuseus de Capacitação, que visa estimular a capacitação de profissionais de países Ibero Americanos nas áreas museais.

A Universidade de Murcia está localizada na cidade do mesmo nome, na parte central da costa mediterrânea da Espanha. Lá está instalado um dos maiores laboratórios de plastinação da Europa, e seu diretor, Dr Rafael la Torre, é o atual presidente da International Society for Plastination, da qual o professor Athelson faz parte, e com a qual a Ufes costura uma colaboração científica internacional entre as instituições.

As atividades desenvolvidas na capacitação permitirão importantes avanços e melhorias nas práticas de embalsamamento e conservação de cadáver, plastinação e diversas outras preparações anatômicas que ampliarão e melhorarão a coleção do Museu de Ciências da Vida, em especial no que se refere à plastinação de animais, área na qual o MCV está investindo de forma importante, principalmente em função da parceria com o projeto de monitoramento de animais silvestres vítimas de atropelamento e caça ilegal, coordenado pelo Prof. Dr. Áureo Banhos, do Departamento de Biologia da Ufes.