III Feira Literária Brasil-África de Vitória – FLIBAV

De 23 a 25 de outubro, como parte da programação da VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura, acontece, no ICIV (Centro de Educação da Ufes) a III Feira Literária Brasil-África de Vitória – FLIBAV, que tem por objetivo discutir, pensar e apresentar caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da escola básica a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileiras, incluindo nas disciplinas os conteúdos referentes à História da África e dos africanos e a cultura negra brasileira, bem como a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política da nação brasileira.

Além da Feira Literária, III FLIBAV terá oficinas, mini-cursos, mesas redondas, palestras e muitas atividades culturais. Tudo isso voltado para discutir e divulgar a temática da cultura e da contribuição africana na formação do nosso país.

Ainda como parte da III FLIBAV, haverá o Concurso de Poesia da III Feira Literária Brasil-África de Vitória, que visa promover e divulgar a história e cultura Africana e negro-brasileira. Para se inscrever, envie seu poema para: nafricab.ufes [at] gmail.com. Confira aqui o edital completo do Concurso de Poesia.

Já para se inscrever na III FLIBAV, acesse o link do evento. Os inscritos receberão certificado de participação.

Programação:

Dia 23/10/2019

8h às 9h - Abertura da III Feira Literária Brasil-África de Vitória - FLIBAV

9h às 10h - Conferência de abertura (auditório do IC IV) Literatura negro-brasileira do encantamento e as Infâncias: reencantando os corpos negros, com a Profª. Drª. Kiusam Oliveira (Ufes)

10h -  Recital de Poesia com o ator Fábio Samora (auditório do IC IV)

13h às 17h -  Workshop  com a escritora e Profª. Drª. Kiusam Oliveira (Ufes), (auditório do IC IV)

17:30 - Palestra Ancestralidades contemporâneas: considerações a partir do RAP dos Racionais MC’s, com Prof. Dr. Jorge Luiz Nascimento (Ufes) (auditório do IC IV)

18:30 - 20h - Mesa Redonda Literatura e Cinema, com Êle Semog, Rogério Andrade e Adriano Monteiro (auditório do IC IV)

20h - Lançamento de livros

Dia 24/10/2019

9h às 11h - Mesa-redonda Brasil – Moçambique: um diálogo possível?, com a Profª. Drª. Jurema Oliveira (Nafricab/Ufes), Prof. Ms. Hamilton Mitsimbe (UEM/Ufes) e Prof. Dr. Sandoval dos Santos Amparo (UEPA), (auditório do IC IV)

11h - Recital de Poesia com o ator Fábio Samora