Livro "​DESASTRE NA BACIA DO RIO DOCE" é destaque no espaço Publicações de projetos

A Proex estreia o espaço em seu site dedicado a publicações de projetos de extensão. Inaugurando a página o livro "​DESASTRE NA BACIA DO RIO DOCE: Desafios para a universidade e para instituições estatais" organizado por Cristiana Losekann (UFES) e Claudia Mayorga ​(UFMG), fruto da iniciativa do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais (UFES) em parceria com oo Observatório Interinstitucional Mariana Rio Doce (UFMG-UFES-UFOP).

Os autores da obra têm em comum uma atuação enraizada nas comunidades atingidas durante todos esses anos de desastre, o que permitiu consolidar as diferentes experiências de pesquisas como uma reflexão do ocorrido a partir de questões ligadas aos problemas de gênero, do trabalho e dos efeitos das próprias atividades científicas no cotidiano das comunidades afetadas. Segundo as organizadoras, acompanhar, compreender e buscar reparação para o desastre causado pelo crime socioambiental da mineradora Samarco, no Rio Doce, em Mariana/MG, foram tarefas que diversos atores se propuseram a empreender, buscando aspectos do desastre, levando-se em conta a perspectiva das comunidades atingidas ao longo de dois anos de desastre. " O objetivo central desta obra é apresentar ao público geral e aos próprios atingidos um balanço acerca das reivindicações e processos institucionais em curso, além de provocar reflexões e autorreflexões sobre a atuação da universidade, da ciência e de instituições de justiça", destacou a professora Cristiana Losekann.

O livro conta também com os relatos e análises de duas instituições de Estado ativas nesse caso, a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), ambas apresentando aspectos centrais de suas atuações nesses dois anos desde o rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais.

O livro tem distribuição gratuita e pode ser acessado neste site no link Publicações>Outras editoras