Proex visita programa de extensão Educação do Campo

Professores de Perobas, distrito de Domingos Martins, participantes da formação.

Sexta-feira, dia 6 de outubro, uma equipe da Proex foi conhecer em Domingos Martins a ação de formação de professores promovida pela Secretaria de Educação do Município e pelo programa de extensão Educação do Campo, coordenado pelo professor do Centro de Educação Erineu Foreste. O Programa Educação do Campo tem por objetivo contribuir na construção coletiva de educação pública de qualidade nas comunidades campesinas do estado, particularmente às comunidades cuja formação se deu com imigrantes alemães e pomeranos, e que ainda mantém tradições culturais e linguísticas próprias desses imigrantes.

As servidoras da equipe de avaliação da Proex,  Cinthya Paiva e Vera Santa Clara, reuniram-se com a secretária de Educação, Adenilde Stein Silva  e a equipe Pedagógica do município de Domingos Martins para ouvir delas sobre a contribuição do programa de extensão na construção do projeto pedagógico do município e, a seguir, acompanharam a formação continuada dos professores na sede do município e no distrito de Perobas.

A visita ao programa em Domingos Martins tem por objetivo iniciar o processo de construção de instrumentos de avaliação continuada dos programas e projetos de extensão da Ufes, que está a cargo da equipe formada pelas servidoras técnicas em assuntos educacionais da Proex Marlene Martins, Vera Santa Clara, Cinthya Paiva e Samira Coutinho, além de um membro da Câmara de Extensão, segundo a portaria 02 de 4 de setembro de 2017.

A avaliação seguirá as diretrizes do Plano Nacional de Extensão universitária, que estabeleceu como critérios para sua efetivação o impacto externo e interno da ação, a importância dessa para a formação dos alunos da graduação e pós graduação da universidade, a integração da ação com o ensino e pesquisa, o envolvimento da comunidade, docentes, discentes e servidores e a promoção de geração de produtos e processos, bem como a visibilidade da universidade nas comunidades onde ocorrem as ações de extensão.

Esta foi a segunda visita promovida pela comissão a um projeto de extensão da Ufes. A primeira ocorreu na quinta passada, dia 5 de outubro, quando a comissão visitou o Laefa, no Centro de Educação Física da Ufes.

Veja mais imagens da visita na nossa galeria de fotos.