Programa de Assistência Dermatológica realiza reunião para início das atividades

O Programa de Assistência Dermatológica (PAD) realizou nesta terça-feira (27), na sala de reuniões da Proex, reunião para alinhar o início das atividades neste ano de 2018. Estiveram presentes representantes dos muniípios de Laranja da Terra, Itaguaçu, Itarana e Afonso Claudio, representante do Albergue Martin Lutero, da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, coordenadores do Programa e equipe da Proex.

O programa de extensão, um dos mais antigos da Universidade, com mais de trinta anos de atividades, tem como objetivo auxiliar lavradores pomeranos no tratamento do câncer de pele e na prevenção da doença. Para isso são realizadas consultas, procedimentos e, quando necessário, pequenas cirurgias, sendo os casos mais graves, encaminhados para o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

O trabalho é realizado por professores, técnicos e discentes dos cursos de medicina e enfermagem em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Associação Albergue Martim Lutero, prefeituras municipais, secretarias municipais de Saúde e paróquias locais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, o projeto é de grande importância para a comunidade e para a universidade." Essa população rural atendida tem significativa incidência de câncer de pele e necessita de orientações e tratamento. Em contrapartida vivenciar essa experiência é uma grande oportunidade para os estudantes consolidarem o conhecimento adquirido em sala de aula", destacou Angélica Miranda.

A equipe do programa viaja uma vez por ano para as cidades de Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Vila Pavão, Vila Valério, Pancas e São Gabriel da Palha. Em cada cidade são feitos de 300 a 500 atendimentos em um final de semana. A primeira cidade que receberá o programa este ano é Itaguaçu.