Projeto Ufes Solidária arrecada doações para vítimas das chuvas no estado

Produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza estão entre os itens de necessidade que serão arrecadados pelo projeto de extensão Ufes Solidária a partir desta quinta-feira, 23. Os materiais, que serão doados às vítimas das chuvas que atingiram as cidades de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves, no sul do estado, serão arrecadados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no campus de Goiabeiras, das 7 às 13 horas, até o dia 31 de janeiro.

De acordo com representantes dos municípios atingidos, doações de roupas, colchões, roupas de cama e sapatos devem ser evitadas neste momento devido à quantidade elevada destes itens nos postos de arrecadação e triagem.

O Ufes Solidária é coordenado pela vice-reitora Ethel Maciel. Em atividade desde 2013, o projeto é reativado quando acontecem situações de calamidade pública. “A campanha é super importante nesses momentos por evidenciar o papel social da Ufes, criando mais um ponto de arrecadação para ajudar as vítimas dessas enchentes que assolam o estado”, explica a vice-reitora.

A última ação do projeto foi realizada em novembro de 2019, quando fortes chuvas atingiram o Espírito Santo. “Nesta época, fizemos uma parceria com a Associação de Municípios do Espírito Santo (Amunes) para a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, que foram doados para municípios que estavam em estado de calamidade”, lembra, referindo-se às cerca de 2 mil pessoas que ficaram desalojadas ou desabrigadas em municípios como Cariacica, Domingos Martins, Viana e Vitória.

Informações sobre as doações podem ser adquiridas pelo telefone (27) 4009-2336.

Engenheiros Sem Fronteiras

Além da ação do projeto Ufes Solidária, uma equipe da organização Engenheiros Sem Fronteiras – núcleo Ufes foi direcionada para atuar junto à Prefeitura de Vitória. O objetivo é fazer captação e triagem de doações, além de apoiar a Defesa Civil municipal na análise de risco em morros e encostas da cidade.

O Engenheiros Sem Fronteiras Vitória (EsF), coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil Elcio Alves, conta com a participação de membros de diversas áreas de formação, incluindo as engenharias Mecânica, Elétrica, Civil, Ambiental e de Produção, além de Arquitetura e Urbanismo.

Texto: Adriana Damasceno
ublicado em 22 de Janeiro de 2020 no site Ufes