Vitória sedia Encontros Regional e Nacional do FORPROEX

Acontece entre os  dias 12 e 13 de Dezembro o 44º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileira. Sediado em Vitória, o encontro acontece no Hotel Quality Aeroporto e trás como tema "Inovação e divulgação da ciência para a transformação social”.O fórum reúne Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior para discutir temas multidisciplinares, emergentes e necessários para a ampliação da extensão universitária pública brasileira. É a primeira vez que o estado recebe o Fórum.

A palestra de abertura será feita pelo professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, autor de vários livros com temáticas relevantes para a extensão. Além dessa importante palestra, o encontro também trará como discussão assuntos importantes para a extensão universitária neste momento como os avanços e desafios em face da aprovação das diretrizes nacionais, internacionalização da extensão e as políticas de museus e patrimônio histórico.

51º FORPROEX SUDESTE

Antecendo o Fórum Nacional, acontece nos dias 10 e 11 de Dezembro, no mesmo local, o 51º Encontro da Regional Sudeste do FORPROEX, com a presença dos pró-reitores de extensão das universidades federais, estaduais e municipais da região Sudeste, que levarão as demandas da região para o encotnro nacional.

Para a coordenadora da região sudeste, a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, professora Angélica Espinosa B. Miranda, o encontro é uma oportunidade importante para discussão e fortalecimento da extensão no Brasil. " Cada reunião do fórum possibilita debates e compartilhamento de experiências fundamentais para o crescimento e fometno da extensão univeristária", afirmou a coordenadora.

Palestram neste encontro o professor José Alves de Freitas Neto, que falará sobre os "100 anos da Reforma Univerisitária de Córdoba" e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, professor Ildeu de Castro Moreira, trazendo o tema "Inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil". Além deles, acontece duas mesas redondas, uma sobre Meio Ambiente, direitos humanos e sustentabilidade:o caso do Rio Doce; e outra sobre a ciência e tecnologia e experiências na inclusão social.