Cursos de Extensão voltados para professores têm depoimentos emocionantes em seu encerramento

Na última segunda-feira (09), às 19h, ocorreu pelo canal do youtube do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (GPAES), a live de encerramento dos cursos de extensão  "Alfabetização e produção de materiais para estudantes com Deficiência Intelectual e Deficiência Visual". Na live, estiveram presentes as coordenadoras dos cursos, professoras Ednalva Rodrigues e Janaína Antunes,o Pró-Reitor de Extensão, professor Renato Neto, a Coordenadora-geral de Currículo, Metodologia, Material Didático e Tecnologia Assistiva da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação, professora Rosana Cipriano, o diretor do Centro de Educação da Ufes, professor Reginaldo Sobrinho e a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES), professora Cleonara Schwartz.

Os cursos, que são frutos de uma parceria com o Ministério da Educação, ocorreram na modalidade online e tiveram início em novembro de 2021,contando com a participação de mais de 2000 professores de várias localidades do Brasil, além de 80 tutores que acompanharam os alunos durante a formação. O objetivo foi formar, em nível de extensão, profissionais da educação básica que atuam na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual e visual, com vistas ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas, respeitando suas condições, potencialidades e necessidades pedagógicas para um processo de ensinoaprendizagem.

No encerramento, além das falas dos integrantes da mesa, foram disponibilizados depoimentos de alguns cursistas que demonstraram a importância e relevância de iniciativas como esta. " O curso tem me ajudado bastante nas práticas pedagógicas junto aos meus alunos, contribuindo com ideias e propostas de excelentes aplicações dentro da sala de aula", destacou a professora Amanda, de São Paulo.

Para o Pró-reitor de extensão, a atuação dos professores é sempre um desafio e cabe à sociedade valorizar cada vez mais esse profissionais. "Os cursos tiveram grandes destaques, contribuindo na formação continuada dos professores, com atividades multidisciplinares, agregando ainda mais valor à inserção da sociedade na troca de saberes e fazeres da sociedade. Parabenizo toda a equipe que atuou no projeto", disse Renato Neto.

Segundo Janaína Antunes, em breve novas turmas serão abertas. "É essencial que reconheçamos que todas as crianças tem direito às composições proporcionadas pela escola, e é por isso que precisamos sempre investir em uma mediação qualificada de todos os sujeitos que atuam no espaço escolar. Esperamos em breve alcançar ainda mais profissionais", enfatizou a coordenadora.

Quer assistir a live e saber mais sobre os cursos? Entre no canal do Youtube ou acesse o instagram do GPAES @gpaes.educação