Equipe da Proex visita Centro de Referência das Juventudes em Guarapari

Na última quarta-feira (11), a equipe da Pró-Reitoria de Extensão esteve em Guarapari para uma visita técnica ao Centro de Referência das Juventudes (CRJ) daquela localidade, no intuito de conhecer o espaço e estabelecer possíveis parcerias. Estiveram presentes o Pró-reitor de Extensão, professor Renato Neto, o diretor de Gestão da Extensão, professor Athelson Bittencourt, a diretora de Esportes e Lazer, professora Paula Cristina Silva e as técnicas Marlene Oliveira, Fernanda Sobrinho e Paola Primo, bem como integrantes da gestão do CRJ, dentre eles a coordenadora geral do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira, o coordenador de articulação, Bruno Magnago e a educadora social, Carissa Vassoler

O CRJ Guarapari foi inaugurado em 25 de Abril e tem como objetivo oferecer serviços públicos gratuitos às juventudes daquele território.  Ele faz parte de um conjunto de 14 CRJs que estão sendo construídos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Hoje, o espaço em Guarapari conta com oficinas de teatro, fotografia, informática, além de espaços para trabalhos coletivos ou estudo, sala de informática, sala de leitura e laboratório criativo.

Em menos de um mês de funcionamento, o Centro já atendeu a mais de 100 jovens, dentro das diversas atividades propostas. Carissa Vassoler explicou que esta resposta foi bastante positiva para início dos trabalhos."Esse quantitativo de jovens que nos procuraram nestes primeiros dias é um indicativo importante de que estamos oferecendo atividades dentro do interesse deles, fomentando iniciativas e incentivando-os a serem protagonistas de suas escolhas".

Durante a visita, o professor Renato Neto enalteceu a iniciativa e destacou as possibilidades de parcerias que podem ser realizadas dentro da esfera universitária. "A Ufes é um local que esses jovens precisam conhecer para sentirem que também poderão fazer parte dela. Os projetos de extensão e os equipamentos culturais da Ufes existem para toda a sociedade e por isso parcerias como a que estamos construindo são tão importantes", enfatizou o pró-reitor.

Como desdobramento da visita ficou marcada para o dia 26 de maio, às 19h, no canal o Youtube da Proex, uma live de apresentação deste projeto a toda comunidade universitária. " É muito importante que coordenadores de extensão que possuem projetos ou se interessem pela temática juventude, participem da live e conheçam essa iniciativa. Assim conseguiremos reunir os interessados, realizar essa interlocução com a sociedade e estreitar as relações para que essa parceria se efetive não só com o CRJ de Guarapari, mas com todos que estão sendo implementados no Estado", explicou professor Renato.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse https://juventudes.es.gov.br/conheca-crj