4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura acontece na Ufes

O projeto de extensão RELer&fazer - rede de experiências em leitura, realiza entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, no Anfiteatro I do CCHN, campus de Goiabeiras da UFES, a 4ª Jornada para Formação de Mediadores de Leitura.

Voltado para um público diverso, formado por bibliotecários, professores, estudantes, pesquisadores, representantes institucionais, leitores em geral, o evento tem como objetivo apoiar a realização e participação em ações de leitura literária e não-literária, dentro e fora da Universidade. A jornada também irá oferecer a oportunidade de adesão formal à rede RELer, participando das ações de leitura previstas na Agenda Colaborativa e propondo a inclusão de novas ações culturais e formativas para curto, médio ou longo prazo.

Para participar, os interessados devem se inscrever no site do evento https://www.relerefazer.org/jornada4, selecionando os dias e horários em que participarão, observando sempre a finalidade da programação prevista. Serão ofertadas 50 vagas presenciais.

Segundo o coordenador do projeto REler&fazer, professor Orlando Moraes, a jornada é uma ótima oportunidade de aprendizado e crescimento na área da leitura. " Um dos principais pontos na formulação da metodologia da rede RELer é a do respeito à autonomia das comunidades leitoras e à descentralização dos instrumentos de gestão e monitoramento das atividades”, relata Orlando, enfatizando a importância de espaços presenciais e virtuais que permitam e estimulem a manutenção da diversidade cultural, que provoquem movimentos de autorrepresentação e formação de opinião crítica e, no caso da Leitura e da Literatura, também teórica.

A 4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura conta com a colaboração de diversos parceiros e apoiadores, incluindo o Coletivo Sinestesia, CRJs - Centros de Referência da Juventude, Thelema, Sebo Cheiro de Livro, Kasa Raiz, Coletivo “Conscientiza Piapitangui”, Agência CurioSA, Editora Palimpsesto, Cooplet - Empresa Jr. dos Estudantes de Letras, Editora Cândida, Editora Cousa, Editora Pedregulho, Instituto Ambiental Reluz, Ecos Jr., CTEC LET - Clube de Tecnologia dos Estudantes de Letras, Neli - Núcleo de Estudos em Literatura - Interartes, Núcleo Poiein, Agecx - Agência de Economia Criativa Experimental, SEDH - Secretaria de Direitos Humanos ES, Pró-Reitoria de Extensão da UFES e IFES - Instituto Federal do ES, entre outros.

4ª Jornada para Formação de Mediador@s de Leitura
Dia: 30/08/2023 a 01/09/2023