Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Creditação da Extensão

O que é a creditação das atividades de extensão?

O Plano Nacional de Educação de 2014 (Lei nº 13.005) estabelece em sua meta 12.7 que 10% da carga horária dos cursos de graduação (no mínimo) devem ser desenvolvidas em atividades de extensão, devendo obrigatoriamente fazer parte da matriz curricular dos cursos. Assim, todos os cursos de graduação devem atualizar seus respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC´s) e descrever como tais atividades serão desenvolvidas, em atendimento aos dispositivos legais.

 

Qual o prazo para realização das adequações nos Projetos Pedagógicos de Curso?

A Resolução nº 7 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelece como prazo de implantação da creditação das atividades de extensão, dezembro de 2021. Devido à situação da pandemia, tal prazo foi dilatado em mais um ano (Parecer CNE/CES 498/2020), sendo então, dezembro de 2022 o prazo final para que todos os cursos de graduação estejam com a creditação das atividades implantadas em seus respectivos PPC´s.

 

Como a creditação das atividades de extensão poderá ser feita nos Projetos Pedagógicos de Curso da UFES?

A creditação da extensão poderá ser feita em 3 modalidades diferentes, a serem definidas no PPC de cada curso: 1) Disciplinas obrigatórias de práticas extensionistas: disciplinas com 100% de sua carga horária dedicada a atividades de extensão; 2) Disciplinas obrigatórias mistas: disciplinas em que, parte da carga horária é de atividades teóricas (ou de laboratório ou de exercício) e parte da carga horária é de atividades de extensão; e 3) Atividades de extensão não vinculadas a disciplinas: o aluno participa de atividades de extensão (programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, ou prestação de serviços) cadastradas no Portal de Projetos da UFES (projetos.ufes.br) e valida os créditos de extensão junto ao Colegiado de Curso, conforme carga horária definida no PPC de cada curso. Para fins da creditação da extensão, os cursos de graduação não deverão aumentar a carga horária mínima estabelecida em suas respectivas diretrizes curriculares.

 

O que a UFES tem feito a esse respeito?

A Proex, desde o início de 2019, tem feito eventos e reuniões com a comunidade acadêmica para sensibilização e discussão da creditação das atividades de extensão. No início de 2020 foi montado um Grupo de Trabalho (GT) que tem se debruçado sobre a questão da creditação da extensão. Para o 1º semestre de 2021 estão planejadas formações realizadas pela Proex a fim de discutir com a comunidade acadêmica o que são as práticas de extensão (conforme definido pela Política Nacional de Extensão Universitária, de 2012), e outros elementos importantes do fazer extensionista (interdisciplinaridade, interação dialógica, transformação social, dentre outros). Assim que tivermos a regulamentação da creditação da extensão na universidade, por meio de Resolução específica, outras atividades formativas serão realizadas visando a disseminação da Resolução.

 

Como está a situação na UFES neste momento?

Neste momento (1º semestre de 2021), a minuta da Resolução que regulamenta a creditação das atividades de extensão está sendo finalizada para ser tramitada e aprovada nos respectivos órgãos da Universidade. Tal minuta já incorpora as sugestões da comunidade acadêmica, conforme consulta realizada em 2019, bem como os apontamentos feitos pelo GT.

 

Como posso obter mais informações sobre a creditação da extensão?

Se você desejar mais informações sobre a creditação da extensão, entre em contato com a diretoria de Política Extensionista da Proex (email: dpex.proex [at] ufes.br). Fique atento às redes sociais da Proex e à divulgação das atividades formativas a serem realizadas ao longo de 2021.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910