Perguntas e Respostas sobre Creditação

1) O que é a creditação das atividades de extensão?

O Plano Nacional de Educação de 2014 (Lei nº 13.005) estabelece em sua meta 12.7 que 10% da carga horária dos cursos de graduação (no mínimo) devem ser desenvolvidas em atividades de extensão, devendo obrigatoriamente fazer parte da matriz curricular dos cursos. Assim, todos os cursos de graduação devem atualizar seus aspectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC´s) e descrever como tais atividades serão desenvolvidas, em atendimento aos dispositivos legais.

2) Qual o prazo para realização das adequações nos Projetos Pedagógicos de Curso?

A Resolução nº 7 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelece como prazo de implantação da creditação das atividades de extensão, dezembro de 2021. Devido à situação da pandemia, tal prazo foi dilatado em mais um ano conforme Parecer CNE/CES nº 498/2020). Assim, o prazo final para que todos os cursos de graduação estejam com a creditação das atividades implantadas em seus respectivos PPC´s é dezembro de 2022.

3) Como a creditação das atividades de extensão poderá ser feita nos Projetos Pedagógicos de Curso da UFES?

Na Ufes, a creditação da extensão foi regulamentada pela Resolução CEPE nº 48/2021 que estabelece 3 possibilidades para a creditação da extensão, a serem definidas no PPC de cada curso: 1) Componente curricular de prática extensionista - disciplinas com 100% de sua carga horária dedicada a atividades de extensão; 2) Componente curricular misto: disciplinas em que, parte da carga horária é de atividades teóricas (ou de laboratório ou de exercício) e parte da carga horária é de atividades de extensão; e 3) Atividades de extensão não vinculadas a disciplinas: o aluno participa de atividades de extensão (programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, ou prestação de serviços) cadastradas no Portal de Projetos da UFES (projetos.ufes.br) e valida os créditos de extensão junto ao Colegiado de Curso, conforme carga horária definida no PPC de cada curso. Conforme a Resolução nº 48, a revisão da matriz curricular com inclusão dos 10% da extensão não deve acarretar aumento da carga horária total do curso, em relação à matriz curricular atualmente vigente.

4) O que a UFES tem feito a esse respeito?

A Proex, desde o início de 2019, tem feito eventos e reuniões com a comunidade acadêmica para sensibilização e discussão da creditação das atividades de extensão. No início de 2020 foi montado um Grupo de Trabalho (GT) que tem se debruçado sobre a questão da creditação da extensão. No 1º semestre de 2021, a Proex realizou eventos formativos em todos os Centros de Ensino, a fim de discutir com a comunidade acadêmica o que são as práticas de extensão (conforme definido pela Política Nacional de Extensão Universitária, de 2012), e outros elementos importantes do fazer extensionista (interdisciplinaridade, interação dialógica, transformação social, dentre outros). Todos os eventos foram gravados, e estão disponíveis nos links a seguir, por centro de ensino:

CEUNES

CCS

SEAD

CCJE

CCHN

CAr

CEFD

CCAE

CCENS

CT

CCE

CE

5) Como está a situação na UFES neste momento?

A Resolução que regulamenta a creditação das atividades de extensão na Ufes foi aprovada no dia 29/11/2021 pelo CEPE, e agora, a Diretoria de Política Extensionista da Proex dará continuidade aos trabalhos por meio da divulgação das informações à comunidade acadêmica, bem como da criação das instruções normativas com vistas ao detalhamento operacional das questões relacionadas à creditação.

6) Como posso obter mais informações sobre a creditação da extensão?

Se você desejar mais informações sobre a creditação da extensão, entre em contato com a diretoria de Política Extensionista da Proex pelo email dpex.proex [at] ufes.br. Fique atento às redes sociais da Proex e à divulgação das atividades
formativas a serem realizadas.

7) Quer saber mais sobre a creditação da extensão na UFES?

Assista a fala da Diretora de Política Extensionista, Profa. Dra. Fabiana P. Ramos, sobre a creditação da extensão, na IX Jornada de Extensão e Cultura da UFES disponível aqui

Assista a palestra: “Creditação da Extensão: que bicho é esse?” realizada para os estudantes, na IX Jornada de Extensão e Cultura da UFES disponível aqui