Museu de Rochas a Céu Aberto: Descobrindo a Geodiversidade
O ebook foi realizado pelos membros do Projeto de Extensão “Patrimônio Geológico como Objeto de Identidade Cultural”. O ebook, recém-lançado, foi elaborado de maneira lúdica e acessível, abordando conceitos fundamentais das Ciências Exatas e da Terra. Abrange uma ampla variedade de tópicos relacionados às Geociências, incluindo Geologia, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Patrimônio Geológico, minerais e o ciclo das rochas. Além disso, o trabalho tem como intuito atrair o público externo para conhecer as dependências do curso de Geologia, conquistar novos alunos, preparar os estudantes para carreiras relacionadas às ciências da Terra e promover uma maior apreciação das rochas, tanto por sua beleza cênica quanto pela complexidade proporcionada pela geologia.
Formação de professores de Educação Física: práticas pedagógicas na Rede Municipal de Serra/ES
O livro é o resultado do Curso de Formação Continuada de professores de Educação Física. O trabalho envolveu professores da Ufes, doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação Física e gestores da Secretaria Municipal de Educação de Serra. Apresenta relatos de práticas pedagógicas desenvolvidos nas escolas de Serra que se articularam aos temas trabalhados na formação continuada.
A Coletânea de Zines é resultado de 4 anos de aproximação e diálogo com coletivos de juventude de Cariacica. A proposta dos Zines foi do programa Redes de Políticas no território. Buscamos com os Zines registrar a atuação destes coletivos no município de Cariacica. Os Zines foram elaborados em três oficinas realizadas com membros dos coletivos Aprender Cultura, Criatividade, Griôs Periféricos, Rua, e Switch Crew.. Tivemos o apoio técnico de Rodrigo Jesus e Quitéria, do Coletivo Poesia de Busão. Nossa proposta é que outros coletivos de juventude de Cariacica ampliem esta coletânea, fazendo seus Zines para inserirmos nesta produção. Projeto Redes no Território: políticas públicas de assistência social, educação e saúde, coordenado pela professora do Departamento de Psicologia Ana Heckert.
Atlas da migração no Espírito Santo - Conhecer o direcionamento, os volumes, a abrangência e a caracterização dos fluxos migratórios representa uma maneira de acompanhar os resultados da dinâmica social e econômica num país marcado pelas desigualdades sociais e regionais. Este Atlas foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão "Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo" com apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenado por Ednelson Mariano Dota.
Brinquedoteca: aprender brincando é um projeto de extensão do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), que tem como um dos objetivos promover práticas corporais inclusivas para alunos com desenvolvimento típico do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, crianças da comunidade externa que apresentam necessidades educacionais especiais (NEEs) por deficiência, como autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e baixa visão.
O projeto é ligado ao Laefa - Laboratório de Educação Física Adaptada – e ganhou o primeiro lugar na edição 2020 do Prêmio Maria Filina, dentre as ações extensionistas do campus de Goiabeiras registradas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O caderno de atividades Brinquedoteca: aprender brincando foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 para orientar pais e cuidadores das crianças atendidas pelo projeto. O resultado é o método disponível no e-book Aprender Brincando.
O projeto de extensão Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (@obepal.es) sistematizou o trabalho do grupo ao longo de 3 anos de funcionamento na publicação Movimentações: a Educação Popular e a Extensão Universitária - Entre Pontes e Muros.
Criatividade, Educação e Arte - potências e desafios, é uma publicação do grupo de pesquisa Criatividade, Educação e Arte, GPCEAr, que se propõe a diferenciar as abordagens da Criatividade nas práticas pedagógicas do Ensino