Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Publicações de Projetos de Extensão

UMA PAISAGEM, UM AMBIENTE, UM LUGAR, UM TERRITÓRIO CULTURAL - A Planície Costeira do Rio Doce na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Organizadores: João Luiz da Cunha Teixeira e Marcos da Cunha Teixeira

 

DESASTRE NA BACIADO RIO DOCE -Desafios para a universidade e para instituições estatais. Organizadoras:Cristiana Losekann e Claudia Mayorga

 

A Coletânea de Zines é resultado de 4 anos de aproximação e diálogo com coletivos de juventude de Cariacica. A proposta dos Zines foi do programa Redes de Políticas no território. Buscamos com os Zines registrar a atuação destes coletivos no município de Cariacica. Os Zines foram elaborados em três oficinas  realizadas com membros dos coletivos Aprender Cultura, Criatividade, Griôs Periféricos, Rua, e Switch Crew.. Tivemos o apoio técnico de Rodrigo Jesus e Quitéria, do Coletivo Poesia de Busão. Nossa proposta é que outros coletivos de juventude de Cariacica ampliem esta coletânea, fazendo seus Zines para inserirmos nesta produção. Projeto  Redes no Território: políticas públicas de assistência social, educação e saúde, coordenado pela professora do Departamento de Psicologia Ana Heckert.

 

Atlas da migração no Espírito Santo - Conhecer o direcionamento, os volumes, a abrangência e a caracterização dos fluxos migratórios representa uma maneira de acompanhar os resultados da dinâmica social e econômica num país marcado pelas desigualdades sociais e regionais. Este Atlas foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão  "Os perfis sociais dos fluxos migratórios no Espírito Santo" com apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenado por Ednelson Mariano Dota.

 

 

A equipe do projeto de Extensão intitulado 'Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação: avaliação e orientação para produção de alimentos seguros', coordenada pela professora Jackline Freitas Brilhante de São José, do
Departamento de Educação Integrada em Saúde - Curso de Nutrição da Ufes -  está trabalhando na elaboração de cartilhas sobre cuidados e higiene dos alimentos em tempos de covid-19. A primeira cartilha trata dos Cuidados com os Serviços Delivery em Tempos do Covid-19. A segunda, Higiene de alimentos em tempos de COVID-19:  o que é preciso saber ?, dá dicas de como higienizar os alimentos em tempos de pandemia. E a terceira Fala sobre os mitos e verdades sobre alimentação em tempos de pandemia.  Confira!

 

O Fordan - cultura no enfrentamento às violências, projeto de extensão, lançou hoje o relatório Pesquisa/intervenção do Fordan/Ufes no enfrentamento ao Covid-19. O objetivo deste documento é apresentar a metodologia utilizada pela equipe do projeto de extensão no acolhimento e monitoramento de 57 famílias da região da Grande São Pedro (172 pessoas ao todo). Este material pode ser lido por pesquisadores das Universidades, mas é dirigido principalmente aos movimentos sociais e demais agentes de mudança da periferia, incluindo gestores de políticas públicas.
A metodologia utilizada pelo Fordan possibilitou o isolamento social das famílias, por meio de doações de alimentos e monitoramento da saúde, com o objetivo de zerar a contaminação das pessoas atendidas.  A escuta sensível da equipe tem sido fundamental neste processo. Entender os sinais, indícios, observando as pistas do que está ocorrendo dentro dos lares tem sido importante para o acolhimento e monitoramento realizados pelo projeto. A escuta é realizada por uma equipe multidisciplinar, que faz circular as demandas e percepções das necessidades observadas nas suas áreas (psicológica, social, jurídica, saúde, artística, pedagógica), as quais servem para ampliar o olhar sobre determinada mulher e sua família e com isso realizar ações mais efetivas.

 

O Programa de Investigação e Intervenção na Saúde do Idoso, do Departamento de Fonoaudiologia da UFES, elaborou uma cartilha que objetiva contribuir com a manutenção da qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores neste período de isolamento social. Com o nome “Orientações promotoras de vida saudável para idosos em período de isolamento social na pandemia COVID-19”, o material informativo traz sugestões sobre autocuidado, cuidado com o outro e acerca da estimulação cognitiva e auditiva na terceira idade. Neste momento de distanciamento social, no qual as interações comunicativas estão de alguma forma afetadas, a cartilha vem fornecer orientações importantes para a estimulação e manutenção das habilidades auditivas e de linguagem das pessoas que estão na terceira idade, aproximando ainda mais os idosos de seus cuidadores.

 

   A cartilha intitulada por "Entenda o que é a COVID-19 para se proteger" foi elaborada com a contribuição de bolsista e colaboradores externos do projeto de extensão "Ações de Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental e médio da região do Caparaó", coordenado pela Professora Dra. Camila Aparecida da Silva Martins do Departamento de Engenharia Rural/CCAE/UFES.

Devido aos últimos acontecimentos, o projeto de extensão está desenvolvendo uma Ação Social entre Amigos da Região do Caparaó para promover a doação de cestas básicas e de kits de prevenção contra o coronavírus para famílias de alunos da rede pública de ensino da região do Caparaó que estão em situação de vulnerabilidade social e ainda não receberam auxílios. Além de contribuir com a conscientização da população em geral sobre a importância das medidas de prevenção à COVID-19 recomendadas pelas autoridades de saúde locais.

 

O Guia Rápido para Prevenção e Cuidado de Queimaduras em Tempos de COVID-19 aborda tantos os cuidados com o tratamento de queimaduras, indicando quando é necessário buscar um hospital, quanto a prevenção de queimaduras em casa. 

Baixe aqui o folder elaborado pelo projetode extensão "Informação, uma arma poderosa para combater a COVID-19 nas comunidades", que tem como objetivo gerar informação impressa, de fácil leitura e entendimento, bem adaptado às comunidades e de forma que haja identificação e adesão às mudanças relativas ao combate da COVID-19, tão necessárias no momento.

O projeto de extensão Combate ao Desperdício de Alimentos no Ambiente Escolar lançou o e-book Planejamento de refeições em tempos de COVID-19, de autoria das professores do curso de Nutrição da Ufes, Daniela Alves Silva, Erika Madeira Moreira da Silva e Maria del Carmen Bisi Molina, com a colaboração do doutorando do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva Oscar Geovanny Enriquez Martinez e de alunos de graduação. A publicação aborda orientações gerais para o planejamento de uma alimentação saudável e acessível, contendo alimentos que podem contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico.

 

 

Brinquedoteca: aprender brincando é um projeto de extensão do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), que tem como um dos objetivos promover práticas corporais inclusivas para alunos com desenvolvimento típico do Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, crianças da comunidade externa que apresentam necessidades educacionais especiais (NEEs) por deficiência, como autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral e baixa visão.
 O projeto é ligado ao Laefa - Laboratório de Educação Física Adaptada – e ganhou o primeiro lugar na edição 2020 do Prêmio Maria Filina, dentre as ações extensionistas do campus de Goiabeiras registradas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O caderno de atividades Brinquedoteca: aprender brincando foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 para orientar pais e cuidadores das crianças atendidas pelo projeto. O resultado é o método disponível no e-book Aprender Brincando.

 

O projeto de extensão Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (@obepal.es) sistematizou o trabalho do grupo ao longo de 3 anos de funcionamento na publicação Movimentações: a Educação Popular e a Extensão Universitária - Entre Pontes e Muros.

 

Criatividade, Educação e Arte - potências e desafios, é uma publicação do grupo de pesquisa Criatividade, Educação e Arte, GPCEAr, que se propõe a diferenciar as abordagens da Criatividade nas práticas pedagógicas do Ensino

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