Fapes lança 2ª edição da chamada Universal de Extensão

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou na última terça-feira (19), a segunda edição da chamada pública Universal de Extensão, que visa financiar projetos de extensão das instituições de ensino do Estado. O valor total da chamada é de 5 milhões e o prazo de inscrição vai até dia 17 de abril pelo site sigfapes.es.gov.br

O edital tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de extensão cujas ações contribuam para a redução das desigualdades ou vulnerabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento socioambiental e/ou econômico nas diferentes microrregiões do Espírito Santo. Além disso, busca-se estimular a interiorização da extensão no Espírito Santo e a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, identificando e diagnosticando demandas locais, desenvolvendo tecnologia colaborativa e promovendo a difusão e transferência de conhecimento tecnológico.

Entre as novidades da 2ª edição do edital estão a inclusão de um prazo maior de execução dos projetos. Agora, as propostas selecionadas terão 24 meses para concluírem seus projetos, além da adição de bolsa para os coordenadores, a seleção de até seis propostas por microrregião e o apoio de até 60 projetos com um investimento de R$ 80 mil para cada.

Segundo o Pró-reitor de Extensão, professor Renato Neto, o edital é uma ótima oportunidade de fortalecimento dos projetos de extensão. " A extensão da Ufes tem crescido nos últimos anos e ter esse apoio financeiro das fundações de pesquisa é essencial para consolidar esse crescimento", destacou.

Os projetos devem ser inscritos por profissionais graduados com experiência em projetos de extensão nos últimos três anos ou que tenham titulação mínima de mestre. Os profissionais também devem ser ligados a instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa localizadas no Espírito Santo.

Projetos da Ufes foram contemplados na 1ª edição

44 propostas de projetos de extensão da Ufes foram contempladas com recursos na primeira edição do edital FAPES Universal de Extensão, lançado no final de 2022. Dos projetos contemplados com recursos pelo edital, 13 foram do campus de Alegre, 5 de São Mateus e 26 dos campi localizados em Vitória. A chamada pública contou com 270 submissões.

Um dos projetos contemplados foi o Sábado de Esporte e Lazer, coordenado pela professora Paula Cristina Silva, que realizou atividades durante todo o ano de 2023, nos três campi da universidade. " O apoio da Fapes foi importante para compra de equipamentos de esporte e oferta das atividades promovidas pelo projeto. Mais de 5 mil pessoas foram beneficadas com as edições do Sábado de esporte e lazer, contou a professora.

SERVIÇO:

Edital 02/2024 Universal: Acesse aqui

Prazo para inscrição de propostas: até as 17h59 do dia 17/04

Site para submissão da proposta: www.sigfapes.es.gov.br