-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

PROEX EM PARCERIA COM A SESA NO COMBATE A SÍFILIS CONGÊNITA

Esta semana foi celebrado o dia nacional de Combate a Sífilis Congênita. Para discutir o enfrentamento da doença no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de DST e Aids, realizou na manhã desta sexta-feira (21), o 11º Fórum Estadual sobre Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita.
 
A Pró-Reitora de Extensão da UFES e médica, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, palestrou no evento, explicando as formas de diagnóstico e tratamento. " É importante que as pessoas sexualmente ativas façam o teste rápido, e nos casos positivos, iniciem o tratamento o quanto antes, pois a Sífilis é uma doença silenciosa que, quando não tratada, pode evoluir para formas mais graves", explicou Angélica Miranda.
 
Se transmitida de mãe para filho durante a gestação, pode causar complicações na criança e até a morte do feto. De acordo com a referência técnica da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Sesa, Bettina Lima, o teste rápido deve ser feito pelas gestantes duas vezes durante a gravidez: na primeira consulta do pré-natal e no terceiro trimestre da gravidez.
 
Confira o vídeo lançado pelo Governo do Estado para alertar a população sobre a doença! E claro, sempre é bom lembrar:
USE CAMISINHA!!!

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910