Proex realiza live tira dúvidas sobre edital Fapes de Extensão Tecnológica

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), realiza nesta terça-feira (11), às 19h, no canal Youtube da Proex, uma live tira dúvidas sobre edital inédito de apoio financeiro a projetos de extensão tecnológica, disponibilizado pela fundação. Participam da live o Pró-Reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto e o Diretor de Inovação da Fapes, Elton Siqueira Moura.

O objetivo da live é tirar dúvidas que possam surgir com a leitura e preenchimento das propostas, tendo em vista o ineditismo do edital. O principal foco dessa chamada pública é promover a cultura científica e tecnológica, aliadas às demandas sociais e econômicas das microrregiões capixabas. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) do Governo do Estado do Espírito Santo, e conta com investimento de R$ 2,5 milhões.

Podem submeter propostas os coordenadores de projetos de extensão de diferentes áreas temáticas que sejam vinculados a instituições de Ensino Superior, de Pesquisa ou de Tecnologia e Empresas Juniores Federadas, em que as ações contribuam para o envolvimento e a formação dos estudantes voltados ao desenvolvimento econômico e social, com propósito à inclusão social e produtiva nas diferentes microrregiões capixabas.

O diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, comentou sobre o protagonismo que a extensão vem ganhando na Fundação, com o lançamento do segundo edital destinado à área. “A extensão é uma área de estudo muito importante, por atuar na resolução de problemas reais da sociedade e esse é o objetivo deste novo edital. Apoiar projetos para melhoria de processos e de produtos; melhoria dentro de empresas públicas ou privadas, cooperativas ou para seus cooperados, associações ou para seus associados. Essas são as chamadas tecnologias sociais”, explicou.

O Pró-reitor de Extensão destacou a importância de editais como este para fomentar e fortalecer a extensão. "É gratificante ver a extensão ganhando espaço e visibilidade nas fundações de fomento. Este apoio é fundamental para consolidar o trabalho que vem sendo executado pelos coordenadores e discentes nas mais diversas áreas do conhecimento", disse Renato

A submissão deve ser feita na plataforma www.sigfapes.es.gov.br até o dia 04 de agosto.  As propostas deverão ser inscritas em apenas uma das dez microrregiões do Espírito Santo, conforme o Edital 11/2023. Para cada microrregião selecionada, as ações, resultados e os impactos devem ocorrer em empresas públicas ou privadas, cooperativas ou organizações sem fins lucrativos situados nos municípios informados na submissão do projeto. Serão apoiadas quatro propostas de instituições de Ensino Superior, de Pesquisa ou de Tecnologia para cada microrregião, com o valor máximo de R$ 50 mil para cada, e duas de Empresas Juniores Federadas para cada microrregião, com o valor máximo de R$ 25 mil para cada. Vale destacar que todas as áreas temáticas da extensão estão contempladas, sendo elas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Serviço:

Live tira dúvidas do Edital 11/2023 – Extensão Tecnológica