Projetos de Extensão realizam recepção para discentes transgêneres

Iniciativa realizada pelos Projetos de Extensão Ballroom na UFES e LaTERRA, a recepção para discentes transgêneres acontece nesta quinta-feira, 17 de agosto, a partir das 13h30. Haverá atividades tanto no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), quanto no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

A recepção visa acolher, debater e agregar as demandas de pessoas Trans na UFES. Terá início as 13:30, no auditório do IC2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais, com a mesa redonda com o tema "Narrativas e disputas na Universidade", seguida de uma oficina de confecção de lambes. A segunda parte do evento ocorrerá no auditório principal do Centro de Educação Física e Desportos da UFES, a partir das 17h, com a mesa redonda que discutirá as interfaces da Ballroom.Finalizando a programação um evento cultural denominado Vogue Night, ocorrerá no auditório do CEFD, a partir das 20h.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais dos projeto @ballrromnaufes e @laterra_ufes.

Projeto de Extensão Ballroom

A Ballroom é uma comunidade cultural, artística e política criada nos anos 60, nos Estados Unidos, por pessoas Pretas, Transvestigêneres, Latinas e Periféricas. A “Cultura de Bailes” é fomentada até hoje, com o mesmo objetivo da sua criação, que é proporcionar acolhimento para corpos que são marginalizados pelo imaginário social colonial. Na Universidade, o projeto Ballroom na Ufes, visa proporcionar esse acolhimento por meio do acesso da comunidade Ballroom capixaba ao espaço acadêmico da Ufes, proporcionando o resgate da memória ancestral e transcentral dessa cultura.

As aulas acontecem no CEFD, sempre às sextas-feiras, de 18h às 22h, e os bailes ocorrem por demanda.

Projeto de Extensão LaTerra

O Laboratório de Estudos Territoriais - LATERRA constitui um Programa de Extensão interdisciplinar que nasceu da iniciativa de um grupo de docentes dos departamentos de Geografia, Ciências Sociais e Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com o objetivo de inter relacionar alguns projetos de extensão que já vinham sendo desenvolvidos sob a coordenação desses docentes, que possuem experiência em atividades junto a comunidades campesinas e tradicionais. O programa une projetos multidisciplinares, vinculando o aprendizado em sala de aula, aos trabalhos de pesquisa e atuação em espaços sociais exteriores à universidade, tais como famílias camponesas, comunidades tradicionais, movimentos sociais do campo, dentre outros.