Saiba quais são as novidades para você propor seu curso ou oficina de extensão

Desde setembro deste ano, a extensão universitária da Ufes está com uma nova resolução em vigor. Aprovada pelo Conselho de Ensino,Pesquisa e Extensão da universidade, a resolução nº 53/2023 vem regulamentar os cursos e oficinas de extensão, trazendo especificações e possibilidades importantes para serem aplicados nessas modalidades de ação extensionista.

A resolução regulamentou alguns aspectos importantes como a possibilidade dos cursos serem ofertados 100% de maneira remota ou em formato híbrido, as formas de controle de frequência aceitos, os critérios e as modalidades de avaliação desses cursos, entre outras especificações. Segundo a diretora de Política Extensionista da Proex, professora Fabiana Ramos, a resolução é um importante documento para detalhar uma série de aspectos que antes eram omissos. "Com a publicação da nova resolução da extensão no fim do ano passado, a nº 28/2022, alguns pontos relacionados aos cursos e oficinas precisavam ser detalhados para facilitar a compreensão dos coordenadores das ações, sobre os requisitos necessários a serem considerados no momento de cadastrar a ação. E este é o papel da resolução nº53/2023", explicou a diretora.

Outro ponto de destaque é que a resolução define, diante do cenário de creditação de extensão, que só serão emitidas as horas para este tipo de atividade para estudantes que as executarem na condição de proponente/executor da oficina ou curso."Os alunos que participarem na condição de público-alvo, que não estiverem como membros integrantes da equipe executora, não poderão computar essas horas para fins de creditação", esclareceu Fabiana.

A resolução nº53/2023 está disponível neste link.