Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Solidariedade Digital

Apresentação

A Ufes é uma universidade pública, gratuita e de qualidade e tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, principalmente do Espírito Santo. Em seus 66 anos, mais de 50.000 profissionais foram graduados nas várias áreas do saber. É inevitável associar o crescimento e desenvolvimento de nosso estado à atuação de tantos importantes profissionais que passaram por nossas salas de aula.

Atualmente, a Ufes tem cerca de 20.000 alunos em mais de 100 cursos de graduação, além de outros 3000 matriculados em programas de pós-graduação (cursos de Mestrado e Doutorado) em campi localizados na capital e no interior (Alegre e São Mateus). Destes, boa parte não tem tido condições de acesso à internet adequado.

No atual cenário do distanciamento social devido a Pandemia que vivemos, o não acesso à internet agrava ainda mais a desigualdade social e compromete o nosso desenvolvimento. Com a finalidade de fortalecer o engajamento e a solidariedade da comunidade universitária e da sociedade externa na adoção de soluções para a área de educação, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) apresenta o Projeto “Solidariedade Digital” – que conta com a atuação da Superintendência de Comunicação (SUPPEC) da Ufes, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI), do Centro Tecnológico (CT) e com o apoio da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST).

O projeto destina-se a promover a inclusão digital dos estudantes que fazem parte do programa de assistência estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo, que somam 6.789 alunos em 2020/1. Estes alunos vivem na faixa de renda per capita de até 1,5 salário mínimo e necessitam, com prioridade, de dispositivos eletrônicos.

O déficit no acesso a equipamentos de informática e softwares para produção e consumo de conteúdos disponíveis na internet ou de quaisquer tarefas que envolvam instrumentos digitais é um dos efeitos das desigualdades sociais verificadas na sociedade brasileira.

Este fato se torna ainda mais relevante nas condições sanitárias atuais, em que a pandemia de COVID19 suprimiu as possibilidades de acesso que são oferecidas pela Universidade em situação presencial, com a disponibilização de equipamentos e softwares de uso coletivo nos diversos laboratórios dos seus campi. 

Prover condições de acesso a informação e a conteúdos acadêmicos por meio da internet, aos estudantes universitários colocados na faixa de vulnerabilidade econômica e social, se apresenta como prioridade não somente pela necessidade de busca de soluções de ensino alternativas ao ensino presencial, mas também pelo déficit histórico de acesso a condições básicas de vida na sociedade contemporânea, fortemente articulada pelas redes de comunicação digital. 

A proposta de promover uma campanha de doações de equipamentos de informática aos estudantes assistidos pela Ufes surge como recurso complementar a outras iniciativas da Administração Central para prover de forma mais célere o processo de inclusão digital, a fim de minimizar os prejuízos que esses estudantes, mais do que os demais, vivenciam por não terem acesso às ações de apoio pedagógico que vêm sendo desenvolvidas durante este período, e outras futuras. Entre as iniciativas em estudos pela Administração Central estão a cessão de equipamentos da própria universidade e o pagto de auxílios para compra de equipamentos, além do provimento do acesso a pacote de dados de internet.

Os alunos que receberão as doações serão classificados por meio de edital interno da Ufes a ser publicado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania. Qualquer pessoa física, nacional ou estrangeira em situação regular no país, pessoa jurídica de direito privado, nacional ou estrangeira, poderá realizar doação. Poderão ser recebidos além de valores em pecúnia, tablets, computadores desktops e notebooks novos ou usados em condições de ser restaurados e reconfigurados para alcançar a configuração desejada para posterior entrega aos estudantes. Haverá um laboratório – no Centro Tecnológico (CT), que mobiliza estudantes, professores e técnicos, destinado à recuperação e verificação dos computadores usados recebidos em doação.

Público-alvo

  • Comunidade extramuros (Ex-alunos da UFES, parceiros da iniciativa pública e privada da FEST e UFES)
  • Comunidade interna

Capacitação de estudantes.

Estudantes principalmente dos cursos de engenharias participarão deste projeto e com orientação de professores do Centro de Tecnológico, receberão orientação e capacitação na recuperação dos equipamentos de informática. Ademais, a participação no Projeto Digital Solitário dá ao aluno uma formação cidadã com a valorização de ações comunitárias e de solidariedade.

Modalidades de doação

Doações de equipamentos.

Doações de computadores desktops e notebooks, além de tablets serão aceitos. Os Desktops e Notebooks deverão ter a seguinte configuração MÍNIMA:

Processador: Intel®️ Core™️2 Duo E7500.
Memória RAM: 4GB.
Disco rígido: 250GB.
Saída de som e entrada (microfone) para voz.
Interface de rede (wifi ou cabo) de acordo com o acesso à internet que será disponibilizado aos alunos.
Suporte gráfico à resolução 800x600.
Monitor, mouse, teclado.

Os Tablets e os carregadores de energia deverão estar em pleno funcionamento com sistema operacional atual.

A FEST deverá manter atualizada, em sua página eletrônica, a prestação de contas das doações a fim de dar total transparência. A PROEX manterá em sua página do projeto, um link para acesso à página de prestações de contas da FEST.

Doação em Pecúnia.

A FEST abrirá uma conta para receber as doações em pecúnia. Este tipo de doação poderá ser utilizado na compra de equipamentos acima descritos ou na manutenção do próprio projeto, como exemplo, para pagamentos de bolsas a alunos que atuam na recuperação de equipamentos usados nos laboratórios do Centro Tecnólogico, para aquisição de insumos e consumíveis utilizados neste processo, e compensação administrativa justificada à fundação caso necessário, de maneira a manter o projeto em fluxo contínuo não só neste momento de COVID19 como também em tempos pós-pandemia. A FEST deverá manter atualizada, em sua página eletrônica, a prestação de contas do uso destes recursos a fim de dar total transparência. A PROEX manterá em sua página do projeto, um link para acesso à página de prestações de contas da FEST.

Conta bancária da FEST específica para doação a este projeto:

FEST - Fundação Espírito-santense de Tecnologia

CNPJ: 02.980.103/0001-90

Banco do Brasil (n° 001)

Agência: 4292-7

Conta bancária: 122.499-9

Contrapartidas da Ufes

Seleção dos estudantes que receberão as doações.

Recuperação dos equipamentos usados.

Registro do nome dos doadores em site específico do projeto.

Entrega de certificado de doação aos doadores.

Seleção dos estudantes

A seleção dos estudantes a serem atendidos mediante cadastro estudantil já existente e chamada pública de interesse e a ser realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania. A ordem dos classificados será utilizada na prioridade das doações. Os equipamentos em condições de uso serão repassados aos alunos pela FEST.

Campanha

A campanha de doação deste projeto será feita em associação entre a PROEX e a Superintendência de Comunicação da Ufes. A Proex por meio do seu Setor de Interação com o Setor Público e Privado irá visitar várias instituições de maneira a sensibilizar possíveis doadores. Este setor também será responsável por dirimir dúvidas deste projeto e orientará as possíveis doações, recebendo os formulários de doação (Anexo I) e encaminhando-os a FEST para recebimento dos equipamentos ou valores em pecúnia.

Recebimento das doações

Após o preenchimento do formulário de doação, o doador deverá entregar os Desktops, Notebooks e Tablets preferencialmente na FEST mediante consulta e agendamento (dispp.proex [at] ufes.br). Para doação em pecúnia, o doador que queira ser identificado deverá enviar o formulário ao email dispp.proex [at] ufes.br bem como o comprovante em conta específica para este projeto a ser divulgada pela FEST.

Os equipamentos usados serão verificados quanto ao seu funcionamento e condições mínimas pelo laboratório do CT para serem entregues aos estudantes pela Fundação.

Entrega ao estudante beneficiário

Equipamento

A entrega do equipamento usados ao estudante será precedido de análise técnica do equipamento. O computador será doado ao estudante, formalizado por meio de um termo de doação a ser emitido pela FEST.

Manutenção

Os equipamentos que apresentarem defeitos após a sua entrega poderão ser retornados ao laboratório do CT para que este dê a manutenção necessária

 

Coordenação do Projeto

Prof. Renato Rodrigues Neto

Pró-Reitor de Extensão da Ufes

Email: proreitor.proex [at] ufes.br ou rrneto [at] gmail.com

Telefone: 27 993120330

 

Equipe:

Renato Rodrigues Neto                          Coordenador

Geraldo Rossoni Sisquini                       Co-coordenador

André Ferreira                                       Professor

Camila Fregona Rocha                          Técnico-Administrativo

Cinthya Andrade de Paiva Gonçalves      Técnico-Administrativo

Claudia Galarda Varassin                       Professora

Mariana Simões de Rezende                  Técnico-Administrativo

Rodrigo Laiola Guimarães                      Professor

Ruth de Cassia dos Reis                       Professora

Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas    Professora

Vinícius Henrique Fontana                     Técnico-Administrativo

Aiury Santanna Jureswski                     Estudante

Fernando Bisi Vieira                             Estudante

Gabriel Lima Câmara Pinto                   Estudante

Gabriel Pietroluongo Nascimento          Estudante

Higor David Oliveira                             Estudante

Kaique de Oliveira Barcellos                Estudante

Thalis Rocha Pestana                        Estudante

Daniel Antônio Batista Bicalho           Estudante

Evrad Deutou Ngalamou                    Estudante

João Manoel Lima                            Estudante

FORMULÁRIO DE DOAÇÃO

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910