Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Produção de Cartilhas e Folder para o combate à pandemia

O momento de crise que atravessamos, principalmente devido à pandemia do Covid-19, tem forçado as universidades a se reinventarem e assumirem o protagonismo, tanto por meio dos inúmeros projetos de extensão voltados para o enfrentamento à pandemia, quanto pelo significativo aumento da produção de cartilhas educativas elaboradas por professores em linguagem simples e eficaz para atingir todas as pessoas.

Listamos aqui exemplos de publicações desse tipo criadas por integrantes da comunidade acadêmica da Ufes que estão hospedadas no nosso site:

O folder elaborado pelo projeto de extensão "Informação, uma arma poderosa para combater a COVID-19 nas comunidades", tem como objetivo gerar informação impressa, de fácil leitura e entendimento, bem adaptado às comunidades e de forma que haja identificação e adesão às mudanças relativas ao combate da COVID-19, tão necessárias no momento.

Já a equipe do projeto de Extensão intitulado 'Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação: avaliação e orientação para produção de alimentos seguros', coordenada pela professora Jackline Freitas Brilhante de São José, do
Departamento de Educação Integrada em Saúde - Curso de Nutrição da Ufes -  está trabalhando na elaboração de cartilhas sobre cuidados e higiene dos alimentos em tempos de covid-19. A primeira cartilha trata dos Cuidados com os Serviços Delivery em Tempos do Covid-19. A segunda, Higiene de alimentos em tempos de COVID-19:  o que é preciso saber ?, dá dicas de como higienizar os alimentos em tempos de pandemia. E a terceira Fala sobre os mitos e verdades sobre alimentação em tempos de pandemia.

A cartilha intitulada por "Entenda o que é a COVID-19 para se proteger" foi elaborada com a contribuição de bolsista e colaboradores externos do projeto de extensão "Ações de Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental e médio da região do Caparaó", coordenado pela Professora Dra. Camila Aparecida da Silva Martins do Departamento de Engenharia Rural/CCAE/UFES. Devido aos últimos acontecimentos, o projeto de extensão também está desenvolvendo uma Ação Social entre Amigos da Região do Caparaó para promover a doação de cestas básicas e de kits de prevenção contra o corona vírus para famílias de alunos da rede pública de ensino da região do Caparaó que estão em situação de vulnerabilidade social e ainda não receberam auxílios. Além de contribuir com a conscientização da população em geral sobre a importância das medidas de prevenção à COVID-19 recomendadas pelas autoridades de saúde locais.

O Programa de Investigação e Intervenção na Saúde do Idoso, do Departamento de Fonoaudiologia da UFES, elaborou uma cartilha que objetiva contribuir com a manutenção da qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores neste período de isolamento social. Com o nome “Orientações promotoras de vida saudável para idosos em período de isolamento social na pandemia COVID-19”, o material informativo traz sugestões sobre autocuidado, cuidado com o outro e acerca da estimulação cognitiva e auditiva na terceira idade. Neste momento de distanciamento social, no qual as interações comunicativas estão de alguma forma afetadas, a cartilha vem fornecer orientações importantes para a estimulação e manutenção das habilidades auditivas e de linguagem das pessoas que estão na terceira idade, aproximando ainda mais os idosos de seus cuidadores.

Outra produção, desta vez do projeto de extensão  Atenção ao paciente queimado: uma abordagem multiprofissional na perspectiva do modelo biopsicossocial, que é um projeto multiprofissional com docentes da Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia da UFES, é o Guia Rápido para Prevenção e Cuidado de Queimaduras em Tempos de COVID-19.  O guia aborda tantos os cuidados com o tratamento de queimaduras, indicando quando é necessário buscar um hospital, quanto a prevenção de queimaduras em casa. 

O projeto Fordan - cultura no enfrentamento às violências, lançou o relatório Pesquisa/intervenção do Fordan/Ufes no enfrentamento ao Covid-19. O objetivo do documento é apresentar a metodologia utilizada pela equipe do projeto de extensão no acolhimento e monitoramento de 57 famílias da região da Grande São Pedro (172 pessoas ao todo). O material pode ser lido por pesquisadores das Universidades, mas é dirigido principalmente aos movimentos sociais e demais agentes de mudança da periferia, incluindo gestores de políticas públicas. Além disso, o Fordan criou campanhas de doação para manter as famílias atendidas pelo projeto em casa, via aplicativo Pic Pay e por Vaquinha online.

Uma das dificuldades para as pessoas com deficiência pode ser a dependência de cuidados de outras pessoas no dia-a-dia. Por isso, para os cuidadores é muito importante redobrar a atenção com a higiene pessoal neste momento que estamos vivenciando. A cartilha Tecnologia Assistiva e o enfrentamento à covid-19 - Orientações de higienização de dispositivos para pessoas com deficiência, foi elaborada pelo projeto de extensão TATO-Comunidade em conjunto com o projeto TATO_I3D, ambos do curso de Terapia Ocupacional, visa orientar pessoas com deficiência e seus cuidadores sobre a higienização de dispositivos de tecnologia assistiva (cadeiras de rodas, bengalas, muletas e órteses) em tempos de COVID-19. A cartilha foi elaborada pela equipe do projeto, com a coordenação das professoras Gilma Correa Coutinho Profa. Dra. Mariana Midori Sime.

Professores da Ufes também participam da elaboração de cartilhas para a Força Tarefa PsicoVida, criada pela professora aposentada da Ufes e atual professora da PUC Campinas, Sônia Regina Fiorim Enumo e pelo professor Wagner Machado, da PUC RGS. As cartilhas da Força Tarefa podem ser acessadas e baixadas aqui: https://linktr.ee/ftpsicovida.

Acesse, baixe e divulgue!

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910