Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Projeto Som na Sexta abre nova temporada com o violonista Felipe Manzoli. Entrada gratuita

Um dos instrumentos musicais mais antigos e populares do mundo brilhará no evento Som na Sexta, que inaugura a segunda e nova temporada de recitais gratuitos e abertos à comunidade, nesta sexta-feira, dia 14, às 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul (IMA). Esta primeira apresentação de 2025 terá como destaque o violonista, compositor, arranjador, professor e pesquisador capixaba Felipe Manzoli. O projeto é resultado de uma parceria entre o IMA, o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Ufes. O IMA está localizado na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória).

O objetivo do projeto é promover encontros musicais informais, sendo que a cada edição um ou mais artistas são convidados para a apresentação de um conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais. No recital desta sexta-feira, Manzoli interpretará composições próprias, além de obras de outros autores, como o maestro, compositor, arranjador e multi-instrumentista Radamés Gnattali (1906-1988), um dos grandes mestres da música latino-americana, responsável por incorporar à música popular elementos estruturais da música erudita. Esta será a nona edição do Som na Sexta - IMA Musical.

De acordo com os organizadores, a intenção do projeto é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, proporcionando a aproximação da arte com as pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem a coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa, e curadoria do pianista Gabriel Guerra.

Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta - IMA Musical já realizou recitais que contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Edvard Grieg, Wolfgang Amadeus Mozart, Sergei Rachmaninoff, Franz Schubert, Lorenzo Fernandez, Felix Borowski, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, entre outros compositores.

Compositor e intérprete

Felipe Manzoli é doutorando em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestre em Artes pelo PPGA da Ufes e bacharelando em violão erudito pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), sob orientação do professor Belquior Guerrero.

Ele atua como professor-adjunto na Fames, na área de Música e Tecnologia, e como professor-substituto na Ufes, na disciplina de Violão, onde se formou em composição musical e iniciou seu trabalho como pesquisador e compositor. Concluiu o curso de Formação Musical em violão erudito pela Fames em 2019. Também desenvolve projetos como compositor e intérprete, tanto como solista, no violão, quanto em conjunto com outros instrumentos, realizando apresentações na Grande Vitória e no interior do estado. Participou como atração do V Festival Internacional de Violão do Espírito Santo (Fives) e criou ao lado de outros violonistas locais a Associação de Violões do Espírito Santo (Aves).

Instituto Marlin Azul

O IMA é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999, cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição desenvolve, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade também desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer todos os projetos basta acessar o site do IMA.

PPGA

O PPGA da Ufes proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória, o programa oferece dois cursos: o mestrado em Artes, desde 2006, e o doutorado em Artes, desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: Interartes e Novas Mídias, e Teorias e Processos Artístico-Culturais. O programa já formou 236 mestres e tem 44 alunos regularmente matriculados, sendo 32 no mestrado e 12 no doutorado.

PROGRAMA

I - Compositor: Felipe Pessin Manzoli
Obra: Do campo à cidade
Intérprete: Felipe Pessin Manzoli

II - Compositor: Felipe Pessin Manzoli
Obra: O mistério de um tango
Intérprete: Felipe Pessin Manzoli

III - Compositor: Chrystian Dozza
Obra: Baião de Dois
Intérprete: Felipe Pessin Manzoli

IV - Compositor: Radamés Gnattali 
Obra: Samba-bossa nova - I. Mov. → Brasiliana nº 13 
Intérprete: Felipe Pessin Manzoli

V - Compositor: Felipe Pessin Manzoli 
Obra: Capixabaião 
Intérprete: Felipe Pessin Manzoli

Mais informações

Instituto Marlin Azul
Telefones: (27) 3327-5009 e (27) 99872-3521
E-mail: instituto [at] imazul.org
Redes sociais: @institutomarlinazul

 

Texto: Luiz Vital, com informações da assessoria de comunicação do IMA   
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 14 de março de 2025.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910