Revista Guará recebe artigos para compor Dossiê temático "Iniciativas extensionistas junto aos povos originários e comunidades tradicionais”

A Revista Guará está com CHAMADA DE ARTIGOS aberta com objetivo de reunir trabalhos que demonstrem a atuação da extensão, da pesquisa e do ensino junto aos povos originários e comunidades tradicionais. O período para submissão vai até 10 de maio de 2023.

A extensão universitária tem sua atuação pautada na construção coletiva de saberes e fazeres, sendo que muitas vezes o protagonismo das ações é exercido pelas próprias pessoas pertencentes aquele território. O olhar para os povos originários e para as comunidades tradicionais neste momento em que tanto descaso e crueldade tem sido denunciado pelos órgãos governamentais e pelos meios de comunicação, também perpassa pelos projetos de extensão das universidades, no sentido de valorizar suas práticas, saberes e cultura.

Sendo assim, a Revista Guará  espera valorizar o protagonismo dessa população no contexto da prática extensionista, enriquecendo o ensino-aprendizagem, as pesquisas de nossas universidades e fortalecendo a identidade desses territórios.

São bem-vindas contribuições produzidas por pesquisadores, acadêmicos, estudiosos das temáticas indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses povos da floresta, entre outros, que envolvam várias áreas de conhecimento, de distintos contextos territoriais, diversos campos temáticos e teóricos, interdisciplinares, buscamos um diálogo aberto e profícuo, que proporcionem o entendimento da relação entre essa população e a extensão universitária.

A Revista Guará é uma publicação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem por objetivo publicar estudos extensionistas, promovendo assim, as ações de extensão desenvolvidas nas Instituições de Ensino em níveis nacional e internacional. Sua publicação é semestral e os artigos são recebidos em modo fluxo contínuo.

No último Qualis-Capes o periódico recebeu qualificação B1 em todas as áreas.

As normas para formatação dos artigos estão disponíveis no link Diretrizes para autores