Crianças do CMEI Jacyntha Ferreira de Souza Simões, de Goiabeiras Velha, realizam filme de animação pela preservação dos manguezais

Inspiradas na cultura do manguezal, na consciência ambiental e no gosto pelas brincadeiras de pintar, desenhar, recortar, modelar com argila, massinha e encenar, 40 crianças do grupo 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira Simões criaram a animação DIA DO MANGUEZAL. A turma inventou cenários, personagens e ações do curta-metragem, que será lançado dia 11/12, quarta-feira, às 8:30, no Cine Metrópolis, Ufes. A sessão é aberta ao público e contará com a presença das crianças do Cmei Jacyntha e da comunidade de Goiabeiras Velha. Na abertura, os protagonistas mirins farão uma apresentação ao vivo da trilha sonora que escolheram para o filme.

A animação e a preservação dos manguezais

Realizada pelo Projeto Animação Ambiental/ Instituto Marlin Azul através da Lei Rouanet, em parceria com o projeto de extensão da Ufes Narradores da Maré e o Cmei Jacyntha Simões, e a participação especial do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural - SEMC, a animação DIA DO MANGUEZAL foi concebida para sintetizar e comemorar o trabalho de conscientização ambiental da turma, a partir das produções de desenhos, pinturas e das toadas de congo que gostam de cantar e tocar.

Há mais de 20 anos as Professoras da Educação Infantil Pública de Vitória Fabíola Fraga e Márcia Dias realizam na escola um trabalho voltado para a valorização da cultura regional de Goiabeiras (congo, paneleiras) e preservação do Ecossistema Manguezal.  Em 2012 as crianças escreveram uma carta à Prefeitura de Vitória e à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que resultou na Lei Municipal 8.606/13 instituindo o 26 de julho como o Dia Municipal do Manguezal.  Agora, por meio das técnicas de animação 2D, stop motion e pixilation, os pequenos cineastas mandam o seu recado.

A produção das cenas e a trilha sonora

Instaladas em um dos berços do congo capixaba, as crianças do CMEI Jacyntha Simões aprendem desde cedo a cantar as músicas, dançar e tocar tambores e casacas.  As aulas semanais da escola têm a orientação de Sagrilo, coordenador do projeto Instrumentarte/Circuito Cultural, e do mestre Valdemiro, da Banda de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras Velha.

Foi a partir da escolha das músicas pelos alunos e da gravação do áudio da roda de congo infantil que o filme de animação começou a ser concebido. Ao longo do semestre, as crianças produziram desenhos, pinturas e aquarelas com tintas naturais do mangue, criaram cenários em caixas de papel, personagens recortados, objetos modelados em barro, massinha colorida e encenaram as sequencias que compõem o curta-metragem de animação.

A parceria

Com mais de 15 anos de estrada, o Projeto Animação Ambiental utiliza as técnicas do cinema de animação para criar espaços de reflexão sobre temas relevantes para alunos e suas comunidades, trazendo novos conhecimentos, de forma lúdica e divertida. Ao transformarem uma ideia em filme, as crianças e adolescentes exercitam a expressão oral e escrita, a criatividade, as habilidades artísticas, despertam a imaginação, adquirem novos conhecimentos, desenvolvem a sensibilidade e a consciência ambiental.

Narradores da Maré, criado em 2014, é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Educação da Ufes que propõe práticas pedagógicas e ações afirmativas nas comunidades localizadas em áreas de manguezal da baía de Vitória.  Desde 2017 promove atividades culturais, de preservação, conscientização e convivência comunitária em Goiabeiras Velha, com ampla participação dos moradores de todas as idades.

A animação O DIA DO MANGUEZAL também será exibida na comunidade de Goiabeiras Velha e posteriormente lançada em DVD para distribuição entre os autores, escolas, parceiros do Projeto e instituições ligadas à defesa do meio ambiente, sustentabilidade, direitos da infância e adolescência, cultura, educação e preservação da memória.

O lançamento da animação Dia do Manguezal será amanhã, dia 11 de dezembro de 2019, às 8h e 30min da manhã, no cine Metrópolis, na Ufes. Entrada franca.

Ouça a entrevista com as crianças e responsáveis pela produção do filme no Proex em Foco.