Curso de Extensão promove Capacitação para Promoção das Relações Étnico-Raciais na Educação

Na última quinta-feira (18/04), aconteceu a abertura solene do curso de extensão "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais". Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Castelo em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Extensão,e a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST). Na ocasião aconteceu a palestra "Relações Étnico Raciais Desafios e Possibilidades na Educação Básica”, ministrada pelo Professor da Ufes, Dr. Gustavo Forde.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da área da educação - gestores, professores e assistentes educacionais - para a implementação das Diretrizes Nacionais para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Estiveram presentes na abertura, o Prefeito de Castelo, João Paulo Nali, a Secretária de Educação do Município, Ana Paula Farias, o coordenador do curso de extensão, professor Iguatemi Santos Rangel, entre outras representações de movimentos sociais do município. Representando a Proex, Marlene Martins de Oliveira, expressou seu contentamento com a iniciativa. "Achei importantíssima a criação deste projeto de extensão, levando formação continuada às professoras e gestoras do Município de Castelo, com parcerias de projetos sociais, como a presença de representantes do Espaço Cultural Dandara dos Palmares, fazedores da cultura africana para combater o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa naquele Município.

O curso está com 716 inscritos, contabilizando quase toda a rede de ensino de Castelo, dentre os participantes há gestores, professores e assistentes educacionais. Eles participarão de módulos que serão ministrados de forma presencial e online.

Durante a cerimônia solene, ocorreu a palestra "Relações Étnico Raciais: Desafios e Possibilidades na Educação Básica", proferida pelo Professor da Ufes, Dr. Gustavo Forde. Esse evento não só marcou o início do curso, mas também estabeleceu um tom de compromisso e engajamento com as questões abordadas.