Equipe Proex participa de oficina dentro das atividades do Plano ES 500 Anos
No último dia 25 de setembro, o pró-reitor de extensão Ednilson Felipe e o Diretor de Política Extensionista, Jorge dos Santos, participaram da Oficina de Cocriação de Futuro sobre a Economia (Diversificação), Capital Humano, Competitividade e Inovação, realizada no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves.
Esta oficina faz parte do Plano de Longo Prazo ES 500 Anos e teve como objetivo discutir a diversificação econômica como fator estratégico para a competitividade a longo prazo, com destaque para setores emergentes como bioeconomia, economia criativa, digital, circular e outros. Os temas incluíam Diversificação Econômica, Fomento à Pesquisa Aplicada e Empreendedorismo Qualificado, Capital Humano e Inclusão Produtiva, Competitividade e Atração de Investimentos, Infraestrutura e Logística Integradas e Transição Energética e Práticas de ESG/Sustentabilidade.
O público da oficina foi formado por representantes de universidades, do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), empreendedorismo e governo, visando cocriar o futuro do Estado para os próximos 10 anos, a partir de um debate colaborativo com cerca de 20 participantes.
O ES 500 Anos é um plano estratégico que propõe uma preparação do estado para enfrentar desafios em várias áreas, incluindo segurança pública, saúde, educação, clima e economia. O projeto foi desenvolvido por meio de um estudo liderado pelo Instituto Jones dos Santos Neves, com a colaboração da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e da ONG ES em Ação.
Em outra ocasião, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, havia confirmado a participação da universidade na elaboração deste plano de desenvolvimento, que pretende traçar diretrizes para o futuro do Espírito Santo até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense. A elaboração do plano envolve a participação de agentes essenciais, como o governo em suas diferentes esferas, a academia, a sociedade civil, a imprensa e o setor privado, sendo uma construção fruto da inteligência coletiva. Eustáquio de Castro informou, ainda, no início de setembro, que a participação da Ufes no plano seria mediada pelo pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe, e pela superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala.