Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Exposição Moradores da Floresta em exibição no XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia

O Museu de Ciências da Vida (MCV) participa, entre os dias 03 e 06 de setembro de 2022, do XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia, que está sendo relizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso,cidade de Maceió, Alagoas.

Com a exposição Moradores da Floresta, que apresenta em primeira mão no Brasil, uma coleção de 190 peças anatômicas humanas e de animais silvestres da Mata Atlântica totalmente plastinadas no País, a mostra é totalmente gratuita.Também em exibição pela primeira vez fora do MCV, está a peça “TOMOGRAFIA”, que é um corpo humano inteiramente fatiado e plastinado, onde o espectador pode ver todas as estruturas anatômicas do nosso corpo numa montagem com 6 metros de comprimento. A plastinação é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico, que em síntese substitui toda a água do corpo por um polímero, o qual fica preservado para sempre e mantendo as características naturais do espécime.

Os animais apresentados na exposição "Moradores da Floresta", e sua grande maioria estão em risco de extinção e foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. O intuito deste projeto é proporcionar à população, acesso a informações acerca das espécies que habitam o bioma Mata Atlântica, como a jaguatirica, a anta, o mão pelada, entre outros. A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público visitante sobre a importância da preservação da Mata Atlântica, e discutir o impacto do homem nesse bioma, através da exibição lúdica de espécimes animais reais.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910