Homenagens e momentos de emoção marcam a entrega do Prêmio Maria Filina

No último dia 25 de novembro, às 10h, aconteceu, no Cine Metrópolis, a entrega do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina, edição 2022. A cerimônia contou com a presença dos coordenadores dos projetos selecionados, bem como de autoridades, membros da comissão julgadora e a comunidade externa.

Ao todo foram contemplados cinco projetos de extensão, sendo um de cada campi e um com classificação geral. O projeto "Promoção de Cuidados Primários de Saúde à Comunidade", coordenado pelo professor Ipojucan Dias de Almeida, foi o ganhador do primeiro lugar geral. Segundo o coordenador, foi uma grande honra ser reconhecido como melhor projeto de extensão da Ufes. " Esse projeto tem mais de 30 anos, sendo executado junto a comunidade de Jacaraipe, no município de Serra, que nos acolheu durante todo esse tempo. Agradeço a todos por esse reconhecimento, mas principalmente à comunidade que nos recebe sempre com tanta alegria e carinho", destacou o professor Ipojucan.

Outro momento de grande emoção foram as homenagens feitas a cinco coordenadores de projetos de extensão mais antigos e de grande relevância para a universidade. Foram homenageados os professores Luiz Machado Filho, Pedro Florêncio da Cunha  Fortes, Tania Maria Alves Prates, Francisco Zaganelli e Carlos Cley. Todos receberam uma placa de homenagem pela dedicação e empenho no exercício da extensão na Ufes. Segundo o Pró-Reitor de Extensão, professor Renato Neto, o momento foi de grande importância para demonstrar a relevância da atividade extensionista na formação do estudante e também para a sociedade. "Vivemos momentos de intensa troca de saberes e fazeres, de emoção e de reconhecimento coletivo. Esse prêmio e essas homenagens são formas de fortalecer e intensificar a importância da conexão entre os pilares ensino-pesquisa-extensão, demonstrando e valorizando a participação da sociedade nesse processo", explicou o pró-reitor

A cerimônia foi transmitida pelo canal youtube da Proex e pode ser conferida no link. O resultado com todos os projetos também está disponível no site da Proex e os registros fotográficos estão nas redes sociais da Proex.