Lançanda Chamada Interna para envio de propostas de novos Programas de Educação Tutorial
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com o Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento,lançam chamada interna para a seleção de propostas visando atender o edital do Ministério da Educação para a criação de 45 novos grupos no Programa de Educação Tutorial (PET) em Instituições Públicas de Ensino Superior.Cada instituição deverá enviar até duas propostas. As inscrições vão até dia 26 de julho.
As propostas serão submetidas como propostas institucionais da Ufes, e devem ser vinculadas a um dos seguintes lotes:a) Rede de Integridade da Informação: Focada no ecossistema informacional digital, intercâmbio de informações e desenvolvimento de estratégias contra desinformação, abordando temas como saúde pública, mudanças climáticas e inteligência artificial. As propostas podem ser interdisciplinares e abrangentes.b) Rede de Encontro de Saberes: Visa integrar saberes populares no currículo acadêmico, com foco em comunidades quilombolas e indígenas. As propostas devem incluir bolsistas em vulnerabilidade social e econômica.c) Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas: Fortalece a formação de populações rurais e tradicionais, alinhada ao Decreto nº 7.352/2010. Deve estar vinculada a cursos de Licenciatura em Educação do Campo e a núcleos de pesquisa multidisciplinares. d) Rede de Educação Antiracista: Promove ações e debates sobre educação étnico-racial e escolar quilombola. As propostas podem ser interdisciplinares e regionais.
Vale destacar que o edital deixa explícita a necessidade das propostas estarem alinhadas às políticas de extensão da Ufes e aos Projetos Pedagógicos dos cursos, com intuito de reduzir a evasão e elevar o sucesso acadêmico. Segundo o pró-reitor de extensão, professor Ednilson Felipe, a integração de ensino, pesquisa e extensão de maneira interdependente e indissociável é algo imprescindível para a consolidação desse tripé universitário."O incentivo existente no edital, para que haja a participação dos estudantes em projetos que beneficiem a sociedade, alinhando-se à inserção curricular, fortalece a extensão universitária e promove uma educação de alta qualidade", destacou Ednilson.
As propostas devem seguir as diretrizes estabelecidas no edital, incluindo a articulação com o Projeto Pedagógico Institucional, a realização de atividades de extensão, a formação acadêmico-profissional ampla e a utilização de tecnologias e metodologias de apoio à aprendizagem. Elas serão avaliadas pelo Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento grupos PET (CLAA Ufes) com base em diversos critérios. Entre eles, estão a interdisciplinaridade, a relação com a sociedade e escolas de educação básica, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, a coerência entre justificativa e objetivos, a articulação com o projeto pedagógico institucional, a utilização de práticas inovadoras de ensino. O conceito dos cursos envolvidos e o apoio expresso do Centro de Ensino no desenvolvimento da propostas também será considerado.
Os interessados devem enviar suas propostas por meio do portal eletrônico protocolo.ufes.br, conforme as instruções detalhadas no edital.