Proex promove encontro para coordenadores de pós-graduação contemplados pelo edital PROEXT-PG

Na próxima segunda-feira, 08 de julho de 2024, às 09h, no auditório do Centro de Educação da UFES, a equipe da Proex e da PRPPG estarão reunidas com os coordenadores dos programas de pós-graduação para o início oficial das atividades dos projetos contemplados no edital de apoio financeiro as ações de extensão universitária nos programas de pós-graduação da UFES (PROEXT-PG).

Neste encontro, será discutida a relevância das atividades extensionistas no âmbito da pesquisa e pós-graduação da UFES, com o objetivo de ampliar os impactos positivos da presença da universidade no Espírito Santo e no Brasil. Segundo o diretor de política extensionista, professor Jorge Junior,  o encontro é um momento importante para demonstrar as potencialidades das atividades de extensão no âmbito dos programas de pós-graduação. "Fortalecer o vínculo entre a universidade, as pesquisas desenvolvidas e a comunidade, é o objetivo principal deste edital. Por isso a presença de todos é fundamental para o fortalecimento dessas iniciativas", destacou o diretor.

O edital PROEXT-PG

O PROEXT-PG é um programa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa ampliar a atuação da pós-graduação nas ações de extensão desenvolvidas pelas universidades, por meio de editais internos de fomento.

O primeiro edital foi lançado em 17 de abril e, ao final, 8 propostas foram contempladas, envolvendo mais de 16 programas de pós-graduação. Um aporte de R$ 366.000,00 em recursos financeiros foi disponibilizado, destinado a custear despesas como material de consumo, serviços terceirizados, diárias e passagens, alimentação em eventos, locação de equipamentos e custos de comunicação e divulgação. Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Ednilson Silva Felipe, o edital representa uma importante oportunidade para integrar a extensão universitária aos programas de pós-graduação. "A maior participação dos programas de pós-graduação na extensão fortalece a relação entre a universidade e a sociedade, potencializando ações que possam gerar impacto e transformação social", destacou o pró-reitor.

Outras informações sobre o PROEXT-PG podem ser encontradas em https://proextpg.ufes.br/