Proex realiza live tira dúvidas sobre o edital Pibex 2023

Nesta terça-feira 04/07, a  partir das 19h, em seu canal Youtube, a Pró-Reitoria de Extensão realiza live tira dúvidas sobre o edital do Programa Integrado de Bolsas para Estudantes de Graduação - PIBEx 2023. Apresentarão a live o Pró-Reitor de Extensão, professor Renato Neto, o Diretor de Gestão da Extensão, professor Athelson Bittencourt, a Diretora de Políticas Extensionista, professora Fabiana Ramos e a presidente da comissão permanente de heteroidentificação da Ufes, professora Jacyara Paiva.

Um dos principais pontos a ser tratado diz respeito a destinação de bolsas para alunos que compõem as ações afirmativas da Universidade, obedecendo o disposto na Nova resolução da Extensão, aprovada no fim de 2022. Sendo assim, os programas e projetos de extensão deverão optar, no momento da inscrição, por concorrer em uma das duas modalidades: 1) Ampla Concorrência (50%) e 2) Ações Afirmativas (50%), sendo que as bolsas de ações afirmativas serão distribuídas conforme as seguintes submodalidades: estudantes negros (30%), indígenas (5%), quilombolas (5%), pessoas com deficiência (5%) e pessoas transgênero (5%).

Segundo o Pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto, esta nova forma de concorrência é um avanço da extensão na busca pela maior inclusão dos discentes nas ações que já são executadas pela Ufes. "A regulamentação trazida pela resolução 28/2022 segue o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes, que em um dos seus itens afirma que devemos implementar políticas de ações afirmativas. O edital garante agora que, no mínimo, 50% das bolsas sejam distribuídas para estudantes negros, indígenas, transgêneros, pessoas com deficiência e quilombolas. Desse modo, teremos uma maior diversidade nos programas e projetos de extensão da Ufes", explicou Renato.

Durante a live, os participantes poderão enviar suas dúvidas pelo chat. Para acessar basta entrar no link disponível aqui

Live Tira Dúvidas edital PIBEX 2023

Dia: 4 de julho de 2023