Projeto de extensão comemora 10 anos de existência

Na última terça-feira, 4/7, o projeto de extensão Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (Laprosc) comemorou seus 10 anos de existência, em evento que reuniu fundadores e participantes atuais, no auditório do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), no Centro de Ciências da Saúde, campus de Maruípe.

Cerca de 40 pessoas participaram do momento festivo que contou com a participação especial da primeira coordenadora do projeto, a professora Eliana Zandonade, quando ele ainda se chamava Qui quadrado é esse? . Ela contou um pouco da história do projeto. "A ideia era reunir alunos de diferentes áreas para falar inicialmente de princípios da estatística. Alguns professores e discentes se reuniam uma vez por semana e discutiam sobre idéias, dúvidas e projetos. Em 2012, o professor Adauo Emmerich Oliveira reuniu alunos da odontologia e se juntou ao grupo, e a partir do ano seguinte as reuniões começaram a acontecer no campus de Maruípe, alterando o nome para Laprosc e reunindo diversos professores e pesquisadores.

Num segundo momento do evento, o professor Edson Theodoro, coordenador do Programa de Extensão Comunicação, Saúde e Cultura, ao qual o projeto está ligado, apresentou alguns números e destaques do projeto ao longo desses anos como as iniciativas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, convêncio com a Massachussets University, Universidade de Coimbra, entre outros.

Encerrando a manhã, a professora Almudena Munõz Gallego, da Universidade Complutense de Madrid, palestrou sobre iniciativas de centros de divulgação científica, apresentando o CAI de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales para la Investigación y la Docencia, onde ela atua. Segundo a professora, a relevância de projetos que atuam também na promoção e divulgação de projetos científicos tem ganhado cada vez mais destaque pelo mundo. "O CAI CREAVI é um instituto de divulgação científica da Universidade Complutense de Madri, especializado em projetos que levem a ciência para  sociedade, principalmente com o uso da linguagem audiovisual.

O Laprosc

Formado por professores de diversas áreas, graduandos e pós-graduandos, além de profissionais do serviço de saúde, o principal objetivo do Laprosc é auxiliar na elaboração de projetos científicos, de extensão ou de intervenção em Saúde Coletiva, que possam ser utilizados na gestão pública dos serviços, nas instituições de ensino ou na comunidade capixaba.

O Laprosc acontece semanalmente, às terças-ferias, de 10h às 12h, com reuniões em formato híbrido, na sala do laboratório de Comunicação e Saúde, no prédio do PPGSC, e pelo Google Meet. Caso tenha uma ideia sobre algum projeto de pesquisa ou necessita ajuda para escrevê-lo e queira compartilhar, entre em contato pelo email laprosc [at] gmail.com ou acesse o grupo do Whatsapp