Projetos de Extensão levam ciência e arte aos municípios do Caparaó
Entre os dias 21 e 24 de maio, o Laboratório de Popularização da Ciência da Universidade Federal do Espírito Santo (LabPopUfes) junto com o Laboratório de Extensão em quimica, Projeto Neuro sem muros, laboratório de estatística e computação natural, Núcleo de excelencia em sistemática de Bethylidae, se uniram e expandiram seus horizontes com uma iniciativa que levou ações de extensão envolvendo ciência e arte aos municípios de Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto e Guaçuí, todos na região do Caparaó. Esta iniciativa interdisciplinar envolveu quatro centros de ensino da universidade: o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), o Centro de Ciências Exatas (CCE), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Artes (CAR).
Os projetos de extensão participantes foram a Mostra de Biologia, ExpoVespa, Cientistas Brasileiras, Oficina Biomassa e Solos, Neurociência sem Muros, e a Mostra de Estatística. Essas atividades ofereceram oficinas de ciência e arte para escolas públicas nos municípios visitados, promovendo uma interação rica entre a universidade e a comunidade local.
A coordenadora do LabPopUfes, professora Viviana Corte Borges, destacou a importância dessa ação. "Nossa missão é a democratização dos saberes para todas as pessoas em todos os territórios!", afirmou. Além de Viviane, a ação contou com a participação da professora do departamento de química Priscila Paiva Luz, e estudantes dos departamentos de Ciências Biológicas, Química, Estatística, Artes Visuais e Psicologia da Ufes.
Essa iniciativa reforça o compromisso da extensão em promover o acesso ao conhecimento e fomentar a inclusão social por meio da educação e da arte, contribuindo para o desenvolvimento integral das comunidades envolvidas.