Abertas as inscrições para os cursos e oficinas da VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Ufes.

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas oferecidas durante a VIII Jornada Integrada de Extensão da Ufes, que acontecerá dias 24, 25 e 26 de novembro de 2020, na programação da Semana do Conhecimento da Ufes.

Pela primeira vez, toda a VIII Jornada Integrada de Extensão da Ufes acontecerá online, no canal do Youtube da Proex e no site da Semana do Conhecimento.

As oficinas, no entanto, serão feitas em aplicativos de web conferência, com acesso somente para os inscritos, exceto a oficina Show de Química, que será aberta ao público no canal do Youtube do projeto, coordenado pelo professor Honério Coutinho.

As inscrições podem ser feitas no Formulário de Inscrições, até dia 10 de novembro.

Os interessados podem escolher uma ou mais oficinas, mas devem ficar atentos aos conflitos de dias e horários. Todos os inscritos que frequentarem os cursos e oficinas terão certificado de participação emitido pela Proex.

Dentre as oficinas teremos Musicoterapia e desenvolvimento humano, ofertada pelo projeto Vida em Harmonia: Música no cuidado em saúde, que é um projeto em parceria entre o curso de Enfermagem e o curso de Música; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, oferecido pelo curso de Nutrição; Patrimônio Geológico como Objeto de Identidade Cultural, que é uma oficina ofertada pelo CCENS, do Campus de Alegre;  Design de Joias, e Lettering, onde os participantes vão aprender o desenho manual de letras. Já o projeto Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL) oferecerá o mini curso de 4h, Entre laços e nós: a educação formal e a educação popular, com o objetivo de evidenciar os laços e nós existentes entre a educação popular e a educação formal.

As oficinas foram ofertadas pelos coordenadores e integrantes dos projetos de extensão da Ufes.

O projeto Garimpando Arte, do curso de Gemologia, oferece o curso Gemologia: da ciência a arte e a oficina de Design de Joias. O objetivo do curso é apresentar aos participantes conhecimentos básicos sobre Gemologia, por meio de trabalhos que envolvam ciência e arte, divulgando as potencialidades gemológicas e buscando o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas, joias e afins, sob o viés artístico, científico e mercadológico.

Já o projeto de extensão ERUS, de Robótica, oferecerá o curso de Arduino, dividido em duas partes, Arduino Básico(4h) e Arduino Intermédio(4h), administradas na plataforma Tinkercad e no Meet. O conteúdo do curso será sobre a plataforma de programação do Arduino, programação, circuitos básicos, pinos e alimentação, contraste realidade versus simulador e exemplos de aplicações. Para melhor assimilação do conteúdo, os inscritos terão a oportunidade de realizar os circuitos e programação com assistência do instrutor.

O Museu de Ciências da Vida oferta o mini curso Conhecer para Preservar: uma formação continuada de professores sobre a Mata Atlântica no contexto do MCV, no qual se discutirá o impacto humano sobre o bioma Mata Atlântica no Espírito Santo. Esse é um curso com duração mais longa, começando dia 10 de novembro (cronograma no Formulário de Inscrições do MCV).

Também serão oferecidas oficinas com até 4h de duração. Veja abaixo a relação:

1 - Design de Joias: Introdução de técnicas de desenho para joalheria abordando conceitos básicos e prática da joalheria. O público alvo é de estudantes de ensino médio, graduação, pós-Graduação, profissionais da área, comunidade externa em geral.

2 - Musicoterapia e Desenvolvimento Humano: Oferecida pelo projeto de extensão Vida em Harmonia: música no cuidado em saúde, tem como objetivo promover espaço de reflexão e crítica sobre o cuidado de si, por meio de experiências musicais. O público alvo são estudantes, professores, servidores e público em geral com interesse em vivenciar experiências musicais no campo da musicoterapia como potencializadoras da saúde humana.

3 - Patrimônio Geológico como Objeto de Identidade Cultural: A geodiversidade do Brasil através da educação ambiental; a importância da Geoconservação no Brasil; os geossítios e patrimônios geológicos de relevância nacional e a importância e as práticas de geoturismo no Brasil são os temas da oficina, que contará com atividades práticas para os inscritos.

4 - Lettering: A oficina é dirigida a todo o público interessado em aproximar-se a arte do Lettering (desenho de letras). Serão abordados os conceitos básicos da técnica; apresentação de materiais; iniciação aos traços básicos, conexões e formação de palavras; prática com frases em script; e composições com diferentes estilos de letra. Neste contexto de emergência sanitária, as artes, em termos gerais, têm mostrado a sua importância na manutenção da saúde mental e na orientação das pessoas. Nesse sentido, esta oficina se soma a esta onda de iniciativas que visam a luta conta o vírus através de mensagens resilientes. Qualquer pessoa pode participar. A oficina é oferecida pelo Navees, Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo

5- Boas Práticas na Manipulação em serviços de alimentação: avaliação e orientação para produção de alimentos seguros: O objetivo geral é abordar noções gerais sobre os cuidados de higiene na manipulação de alimentos; perigos nos alimentos (físicos, químicos e biológicos); doenças transmitidas por alimentos; higiene pessoal, ambiente, utensílios e alimentos; e segurança nas etapas de produção (compra, recebimentos, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos). Oferecido por docentes e discentes do curso de Nutrição da Ufes. O curso e voltado para todos os interessados, principalmente os que trabalham na produção de alimentos, restaurantes e serviços de delivery de alimentos.

Para se inscrever acesse o Formulário de Inscrições e coloque seus dados corretamente, pois todo o contato será feito via e-mail.