Canais de Comunicação da Proex terão mudanças no período eleitoral

A comunicação institucional da Pró-Reitoria de Extensão será modificada durante o período de 02 de julho a 02 de outubro, ou caso tenha segundo turno, até 30 de outubro. A mudança ocorre devido a limites e proibições determinados pela legislação eleitoral, disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, e por recomendações contidas na Instrução Normativa nº 1, de 21 de junho de 2022, da Superintendência de Comunicação (Supec) da Universidade, que contém as normas e procedimentos da Política de Comunicação da Universidade durante o período eleitoral.

Na Proex, adequamos nossos canais de comunicação (site, instagram, facebook e Youtube) para que obedeçam as regulamentações mencionadas. Por isso, neste período, estão suspensas a veiculação, exibição, exposição e distribuição de produtos ou serviços que compreendam publicidade institucional, a qual engloba a divulgação de informações referentes a atos, ações, programas, serviços, campanhas e resultados que apresentem caráter politicamente promocional. Além disso foi preciso ocultar temporariamente ou excluir (onde não foi possível ocultar) conteúdos que continham publicidade institucional, desde 1º de janeiro de 2019.

Com isso, nos próximos três meses, nos limitaremos a divulgar conteúdos noticiosos que observem os limites da informação jornalística, com vistas a dar conhecimento ao público das ações de extensão da Universidade, sem mencionar nomes de agentes públicos ou circusntâncias. Também ficará restrita a divulgação de informações de interesse do cidadão, de orientação ou de prestação de serviço. Nas redes sociais, os conteúdos das postagens estarão restringidos à prestação de serviços ao cidadão, com caráter educativo, informativo ou de orientação social. Os comentários serão monitorados a fim de se evitar possíveis conteúdos promocionais ou ofensivos a candidatos e a determinadas gestões governamentais.

O facebook será desativado durante esse período e alguns vídeos de nosso canal ficarão em modo privado. Após o período eleitoral, retomaremos nossas atividades nessas redes.

Todas as orientações a serem adotadas no âmbito da Ufes durante o período eleitoral estão publicadas no site da Supec.