Chamada Interna recebe propostas de cursos de Extensão e cursos de pós-graduação da UnAC/Ufes

A Superintendência de Educação a Distância (SEAD) está com edital aberto para a Chamada Interna de Seleção de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação e Projetos de Extensão da UnAC/Ufes - Prospecção 2025. O edital visa selecionar propostas de projetos de extensão, além de novos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, para serem oferecidos em 2025 .

Os requisitos para as propostas incluem a aprovação em todas as instâncias da universidade, com base nas resoluções vigentes. Professores da Ufes podem propor cursos de pós-graduação ou projetos de extensão, enquanto os servidores técnico-administrativos podem propor projetos de extensão.

As propostas devem estar alinhadas com as linhas temáticas definidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), que abrangem áreas como Aeronáutica, Educação, Saúde, Tecnologia da Informação, entre outras. No caso de projetos de extensão, é necessário que estejam alinhados com a política pública de fomento e implantação de Ambientes Sociais de Inovação, contemplando cinco eixos estratégicos: Formação de Talentos, Apoio a Soluções Locais, Monitoramento e Avaliação, Formação de Redes e Parcerias, e Engajamento da Comunidade.

Para coordenar cursos a distância (EaD), é exigido conhecimento específico das ferramentas e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA Moodle), além de experiência comprovada em gestão ou docência nesses cursos.

As propostas devem ser enviadas eletronicamente dentro do prazo estipulado, acompanhadas da documentação necessária, conforme especificado no edital. Após análise, o resultado final será divulgado seguindo o cronograma estabelecido, e as propostas aprovadas serão encaminhadas para a Secti-ES para seleção final.

O edital representa uma oportunidade para a comunidade acadêmica contribuir com o desenvolvimento e a diversificação da oferta educacional e de extensão da Ufes, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão no estado do Espírito Santo.