Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Começa a II Jornada Integrada de Extensão

“A extensão universitária constitui um dos pilares que justificam a existência e a missão de uma instituição de ensino superior”. Com essa afirmativa, o reitor Reinaldo Centoducatte abriu, juntamente com a pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa Miranda, e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, a II Jornada Integrada de Extensão, que acontece até o dia 14 no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória.

Na solenidade, os professores da Universidade Nacional de Entre Rios (Argentina), Gustavo Menendez (foto), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Renato Tanure, e da Universidade Vila Velha (UVV), Marli Imperial, abordaram o tema “Políticas extensionistas no Brasil e na América Latina”.

Na tenda montada na Praça das Bandeiras, que fica em frente ao prédio da Reitoria, projetos e programas de Extensão expõem suas pesquisas, medem a pressão arterial, apresentam experimentos químicos e físicos para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior. A Banda de Congo “Amores da Lua”, do bairro Santa Martha (Vitória), foi a primeira atração cultural de muitas outras que acontecerão durante os três dias do evento.

Atividades

O objetivo da Jornada é divulgar as ações de extensão que acontecem na Universidade e também fomentar as discussões sobre as políticas extensionistas. Especialistas das áreas temáticas da extensão – saúde, cultura, comunicação, educação, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos – que atuam em diferentes instituições, debatem na Ufes as experiências em pesquisa e extensão no Brasil e na América do Sul.

No auditório do curso de Pós-Graduação em Física, professores e pesquisadores se reuniram durante toda a tarde em mesas-redondas sobre Tecnologia e Produção; Direitos Humanos e Justiça; e Meio Ambiente. As temáticas Comunicação e Cultura serão debatidas no auditório do Centro de Artes.

No Galpão de Escultura, acontece o workshop “Sirva-se”, com a performance do artista Michel Groisman, mas para participar é preciso se inscrever na secretaria do curso de Artes.

Na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), os visitantes podem conferir a exposição “Corpo humano – da célula ao homem: arte dos pequenos suspiros”. A GAP está localizada no Centro de Vivência, perto do cine Metrópolis, e a curadoria de arte é de Yiftah Peled, Marcos Martins, Raquel Carbelotti e a de Morfologia é de Athelson Stefanon Bitencourt.

As palestras sobre Educação e Filosofia acontecem nos auditórios 1 e 2 do CCHN. Já sobre Saúde, os encontros intitulados “A saúde e a extensão universitária no Brasil” e  “A transmissão materno-infantil das Doenças Sexualmente Transmissíveis na América Latina” são no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe.

Todos os eventos serão realizados das 9 às 18 horas e a programação completa está disponível no endereço eletrônico www.ufes.br.

Por Letícia Nassar, com foto de Jorge Medina

 

 

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910