Equipe da Proex participa do 53º Encontro do Forproex

O 53° Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), realizado de 03 a 05 de junho, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi palco de importantes discussões sobre o futuro da extensão universitária no Brasil. Representando a Ufes estiveram presentes o Pró-Reitor de Extensão, Ednilson Silva Felipe, a Diretora de Gestão, Paola Primo, a Assessora de Gestão, Samia Ribeiro e a Chefe da Divisão de Apoio à Câmara de Extensão, Fernanda de Oliveira.

O Fórum, que reúne pró-reitores e representantes de diversas instituições de ensino superior, promove debates sobre desafios da extensão no Brasil ao mesmo tempo que proporciona uma rica troca de experiências e práticas exitosas sobre a gestão da extensão. Na abertura oficial contou com a conferência "Extensão na Educação Superior: trajetórias, transformações e perspectivas para o futuro". Na oportunidade a professora Olgamir Amancia e o então presidente do Fórum, professor Helder Eterno, contextualizaram os avanços percebidos na extensão e os desafios que precisam ser superados.

Outros temas debatidos no Fórum foram: (a) a extensão na graduação e pós-graduação; (b) Mecanismos de financiamento da extensão no ensino superior e educação técnico profissional, (c) avaliação da extensão, (d) creditação da extensão, dentre outros temas relevantes. Alguns destes temas foram apresentados pelos representantes do Ministério da Educação e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.  Além disso, foram formados grupos de discussão para abordar temas cruciais como os desafios da operacionalização da inserção curricular da extensão, políticas sociais e sua relação com a extensão, a extensão na formação inicial e continuada de professores, e metodologias pedagógicas de extensão. Houve ainda apresentações culturais envolvendo projetos de extensão da UFSC.

Para o professor Ednilson Felipe, o evento reforça o papel da extensão na formação discente e como ferramenta pela qual a Universidade contribui para o desenvolvimento da sociedade: “Esses encontros são fundamentais para a interação entre todos que lidam diretamente com temas tão essenciais à extensão. Ouvir diferentes realidades da extensão no Brasil abre nossa percepção do que podemos também realizar na Ufes. Voltamos com ideias e disposição em promover ainda mais as ações de extensão em nossa universidade".

O encerramento do evento se deu com a eleição dos novos presidente e vice, assumindo a professora Lana Nascimento, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao lado da professora Sandra Maria Antunes, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi redigida a Carta de Florianópolis, com os encaminhamentos sugeridos pelos presentes durante o encontro.