Estão abertas inscrições para projetos de Cursos de Extensão no formato MOOCs

Estão abertas inscrições para projetos de Cursos de Extensão no formato MOOCs. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (SEAD) e com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que lançarão em conjunto uma plataforma online que disponibilizará os cursos. O edital está disponível em nosso site e o período de inscrição vai de 07 a 25 de março de 2022.

Os MOOCs (Massive Online Open Courses) são uma modalidade de curso aberto, realizado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, de forma totalmente online, gratuita e independente pelo participante, possibilitando a disseminação do conhecimento de forma acessível e ampla. Segundo a diretora de políticas extensionistas da Proex, professora Fabiana Pinheiro, a plataforma permitirá o aumento da oferta de Cursos de Extensão da universidade, contribuindo com a disseminação do conhecimento para a sociedade. "Neste primeiro momento estamos abrindo o edital para que professores e tecnicos-administrativos da Ufes proponham cursos com temas ligados às oitos áreas da extensão e que sejam voltados ao público em geral, com vistas a alcançar pessoas com diferentes níveis de ensino", explicou a diretora.

A parceria entre Proex, SEAD e SRI permitirá que a plataforma seja interativa e seu conteúdo traduzido para outros idiomas, contribuindo para a internacionalização da extensão universitária. "Essa parceria é fundamental para o sucesso da plataforma. Pretendemos contribuir para potencializar a relação da Ufes com a sociedade brasileira e com estrangeiros que têm interesse em tópicos cobertos pelos cursos. Além disso, com o conhecimento técnico e pedagógico do ensino a distância oferecido pela SEAD, conseguiremos ofertar cursos com temas atuais, relevantes e em formato dinâmico", enfatizou o Pró-reitor de Extensão, professor Renato Neto.

A plataforma que abrigará os cursos recebeu um nome bem capixaba MOOCQUECA, demonstrando outro objetivo do projeto que é atender as demandas do Estado do Espírito Santo e seus municípios, ampliando a oferta de formação continuada no âmbito do estado.

Quer saber mais sobre esse novo projeto? Na próxima quinta-feira, às 19h, a professora Fabiana Pinheiro estará no canal do Youtube da Proex participando de uma live na qual dará mais detalhes sobre esse primeiro edital! Não perca.