Evento comemora 3 anos da lei da Empresa Júnior

No dia 24 de abril, a Ufes reuniu integrantes das Empresas Juniores da instituição para comemorar a data em que foi sancionada a Lei nº13.267, a Lei da Empresa Júnior. A legislação, até então inédita no mundo todo, foi uma conquista de diversas gerações de empresários juniores que trabalharam ativamente para que isso acontecesse.

Apesar da recente lei, o movimento empresa júnior é um movimento que surgiu na França, em 1967, consolidando-se no Brasil em 1987. A primeira Empresa Júnior do Espírito Santo é a Empresa Júnior de Consultoria em Administração na UFES em 1991.

A formalização por lei do conceito de Empresas Juniores  (EJs) perante as instituições de ensino superior e a qualificação como projetos de extensão universitária foram comemorados neste primeiro evento sobre a lei na UFES. A lei que regulamenta as empresa juniores como associações sem fins lucrativos nas instituições de ensino superior, respeitou a autonomia universitária, e incluiu as EJs em um dos tripés da Universidade que é a Extensão.

Neste diálogo aberto entre as empresa juniores presentes e a Pró-Reitoria de Extensão da Ufes  foi feita a discussão sobre a importância do empreendedorismo, os avanços da lei, o papel da resolução específica que regulamentará a Empresa Júnior, em tramitação atualmente no Conselho Universitário, a relação entre o plano prático e o acadêmico e o papel do professor orientador.

A conversa reuniu as Empresas Juniores da UFES, da Faesa e da UVV e iniciou com a apresentação do Prof. Laércio Ferraciolli, do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência, sobre o papel da Proex neste processo de regulamentação interna das Empresas Juniores. Em seguida, a Presidente da Federação Juniores falou sobre a importância do Empreendedorismo, especialmente quanto à ética e os impactos sociais dos empreendedores juniores. Na apresentação da lei, a Federação Juniores apresentou os aspectos importantes da Resolução interna e abriu a discussão para os demais membros das empresas juniores.