Incluindo Diversos - Um recorte das ações afirmativas da Ufes

Em 2017 a Ufes está completando 10 anos da implementação de ações afirmativas na universidade. Para marcar a data e iniciar o diálogo sobre o futuro das ações afirmativas na Ufes, a Proex promove na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, uma edição do projeto Proex Diálogos com o tema: Incluindo Diversos - Um recorte das ações afirmativas da Ufes.

Ações Afirmativas são as medidas adotadas por meio de políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, buscando oferecer igualdade de oportunidades para todos os cidadãos brasileiros. A importância das ações afirmativas adotadas na Ufes vão desde a democratização do ensino até a ampliação dos temas de pesquisa advindos de novos perfis de alunos e alunas na universidade.

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está preparando uma grande conferência sobre o tema em 2018, quando serão discutidas as ações implementadas até agora e construída a agenda futura das ações afirmativas. Esta edição do Proex Diálogos pretende abrir caminho para o debate sobre o tema, fortalecendo, assim a posição da universidade quanto à necessidade da implementação e aplicação de ações afirmativas.

Participarão da mesa deste Proex Diálogos o Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho, o professor do departamento de Ciências Sociais, Sandro Silva, o professor Eineu Foerste, do Centro de Educação, a aluna indígena tupiniquim Luana Lara e a primeira professora cotista da Ufes, Kiusam Oliveira.

O Proex Diálogos Incluindo Diversos - Um recorte das ações afirmativas da Ufes, acontecerá na quarta, dia 27, às 14h, no Auditório Manoel Vereza (CCJE), na Ufes. O evento é aberto a todos.