Inscrições abertas para o Darwin Day

Entre os dias 9 e 10 de fevereiro, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) será sede do Darwin Day, evento nacional promovido pela regional leste da Sociedade Brasileira de Genética com o apoio do Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas (Labelhas).  O evento é presencial, a taxa de inscrição varia de R$ 20 a R$ 60, conforme a formação do participante, e as inscrições podem ser feitas pelo site .

Com foco na biologia e dirigido principalmente a graduandos e profissionais da área, o evento faz parte de uma celebração mundial em homenagem ao biólogo e naturalista Charles Darwin, principal autor da teoria da evolução divulgada em 1859 no livro "A origem das espécies por meio da seleção natural". A programação inclui mesas redondas, palestras, exposições relacionadas à teoria da evolução e rodas de conversa sobre processos didáticos inovadores na área da Biologia nos ensinos médio e fundamental.

Segundo  o organizador do evento, professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Ceunes, Vander Calmon, o Darwin Day busca destacar as contribuições deste cientista à ciência. "O evento objetiva fazer um resgate do pensamento evolutivo que deu origem à única teoria unificadora das Ciências Biológicas, que é a teoria produzida por Charles Darwin, promovendo assim, debates sobre temas da vanguarda em um enfoque evolutivo e com diversos atores da ciência", explicou o professor.

Um dos palestrantes do evento é o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Fabrício Santos, que fará a palestra de abertura  "A Teoria da Evolução nos 200 anos de Alfred Russel Wallace". Já o encerramento fica por conta do professor associado e pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Prosdocimi, que irá tratar do tema "Como a revolução genômica reorganiza a teoria evolutiva".

Ciência no Bar

Vander Calmon ressaltou ainda algumas atrações da programação que poderão ter a participação da comunidade externa: “Teremos dois momentos de interação com a comunidade. Um deles é o momento denominado Ciência no Bar, que ocorrerá no dia 9 à noite. E um outro é o Conversatório, no qual vamos discutir o ensino de evolução com a presença de professores do ensino médio”.

Calmon explica que o Ciência no Bar ocorrerá no Pub Planet Rock, em Guriri, onde três professores – Sávio Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ana Carolina Ramos, da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba); e Albert Ditchfeld, da Ufes – responderão a perguntas de participantes do evento e debaterão o tema com os presentes.

A programação completa está divulgada no site do evento ou no perfil @darwindayufes no Instagram. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail vander.tosta [at] ufes.br.