Lançado edital Pibex 2024
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), acaba de lançar o Edital do Programa Integrado de Bolsas para Estudantes de Graduação (PIBEx) 01/2024, convidando aos coordenadores de ação de extensão a submeterem suas propostas de programas e projetos de extensão. As inscrições estarão abertas de 5 a 31 de julho de 2024 e devem ser realizadas através do link a ser disponibilizado no site da Proex, na aba editais PIBEx
No total, serão concedidas 175 bolsas, sendo 87 para ampla concorrência e 88 para ações afirmativas, que contemplam estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e transgêneros.
O edital, que busca fomentar o desenvolvimento de projetos de extensão universitária, traz como novidade para este ano a necessidade de anexar o plano de trabalho do bolsista no próprio sistema de projetos (Sigex)."O proponente deverá anexar o plano de trabalho do bolsista no registro do seu projeto no próprio Sigex, dentro da aba arquivos. Somente após essa ação é que deverá fazer sua inscrição e assinalar no formulário que anexou a plano no sistema", explicou Paola Primo, presidente da Comissão de Avaliação do Pibex deste ano.
Vale destacar também que somente ações adimplentes poderão concorrer ao edital. "É fundamental que o coordenador mantenha o relatório anual de sua ação em dia, respeitando os prazos estabelecidos nas resoluções e instruções normativas existentes. Além disso, o envio da avaliação do bolsista a cada 6 meses pelo coordenador também é outro requisito para declarar a adimplência da ação", esclareceu a presidente.
Nova Instrução Normativa
No último dia 27 de junho a Proex divulgou a Instrução Normativa nº 01/2024, estabelecendo diretrizes para a concessão de bolsas de extensão aos Programas e Projetos de Extensão da instituição. A normativa detalha as responsabilidades dos coordenadores de ações de extensão e dos bolsistas, assim como os requisitos para a seleção e manutenção das bolsas.
Essa instrução normativa é essencial para o edital Pibex. Segundo o pró-reitor de extensão, Ednilson Silva Felipe, a nova regulamentação visa assegurar transparência e eficiência na distribuição das bolsas do PIBEx."Atualizamos algumas responsabilidades de coordenadores e bolsistas, em consonância com o que está previsto na resolução nº28/2022 e na resolução nº35/2017 que regulamentam a extensão universitária e o Programa de bolsas da Ufes, respectivamente", esclareceu Ednilson.
Os candidatos a bolsadevem estar regularmente matriculados na graduação da UFES, ter disponibilidade de 20 horas semanais, e não acumular a bolsa PIBEx com outras bolsas de fomento. Além disso, precisam apresentar documentos comprobatórios específicos para ações afirmativas, como autodeclaração para negros e verificação por comissão de heteroidentificação, documentação de nome social para transgêneros, laudo médico para pessoas com deficiência, e declarações comunitárias para indígenas e quilombolas.
Para mais informações, acesse o edital completo.