Livro conta história da extensão universitária na Ufes

Convidamos a todos e todas à leitura do livro “65 Anos de Extensão Universitária na UFES: uma trajetória de desafios e conquistas”, que apresenta a história da extensão universitária na Universidade Federal do Espírito Santo nesses 65 anos de existência, afirmando o seu compromisso ético-político com a transformação da sociedade brasileira em direção à justiça social, à solidariedade e à democracia.

A extensão, nesta Universidade, tem sido assumida como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual é promovida uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. E está implicada, também, à prática acadêmica, desenvolvida de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e à garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social.

Nas palavras da autora, a professora de História da Ufes, Patrícia Merlo, a trajetória da extensão universitária na Ufes foi “marcada por desafios e contribuições diversas à sociedade (...)” e “ainda há muito o que caminhar, mas é preciso conhecer e rememorar as etapas vencidas”. A autora destaca, ainda, que o livro “não retrata, dada a impossibilidade de fazê-lo, a integralidade dos inúmeros projetos e programas desenvolvidos ao longo de décadas pela Extensão” (...) e que, como todo recorte, “revela uma imagem parcial, mas nem por isso menos importante, das ações promovidas dentro dos contextos que se inseriram, tanto nacionais quanto locais. Assim, esperamos que esse material torne ainda mais visível que o maior papel da universidade é o compromisso com a transformação social”.

A publicação é resultado do projeto de extensão Do Projeto Bandeiras à PROEX - História e Memória da Extensão na UFES (1969 - 2018), coordenado pela professora Patrícia Merlo, com co-coordenação das servidoras da Proex Cíntia Costa e Claudia Rangel. O projeto, surgido a partir do desejo desta Pró-reitoria de resgatar a memória da extensão da Ufes, vem agora à público em forma de publicação eletrônica, e futuramente em versão impressa. Mas não pretende se esgotar com a publicação. A memória da extensão da Ufes é construída no dia a dia por coordenadores de projetos, alunos da universidade e a comunidade capixaba.

O livro está disponível em sua versão eletrônica na nossa página, na aba Publicações da Proex.

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni

Pró-reitora de Extensão