Museu de Ciências da Vida de portas abertas novamente

O programa de extensão Museu de Ciências da Vida (MCV), localizado no campus de Goiabeiras, será reaberto para visitação nesta segunda-feira, 19 de setembro, em uma solenidade de abertura que acontece no Cine Metrópolis, a partir das 17h. Após a cerimônia que contará com descerramento da fita, a partir das 18h15 o público poderá visitar a exposição que conta com novidades nessa nova fase do museu.

Duas novas peças estão em exposição: Uma chamada "músculo fascinante", que é um corpo humano masculino com mais de 300 estruturas anatômicas em evidência, correspondendo a um trabalho minucioso de dissecção de 2 mil horas; e outra peça denominada "Tomografia", sendo esta o primeiro corpo humano fatiado e plastinado na América Latina, composto por cortes transversais de 13 mm de espessura. Sua disposição representa as imagens de um exame tomográfico e é resultado de um trabalho especializado que durou 2 anos, envolvendo 10 participantes, entre alunos de mestrado, graduação, técnicos e professores da UFES.

Além das novas peças, o espaço agora conta com um sistema de refrigeração novo, adequado às novas normas de biossegurança impostas pela pandemia. Segundo o coordenador do MCV, professor Athelson Bittencourt, as novidades apresentadas tornam o museu um espaço de grande valor cultural e científico para toda a sociedade capixaba. " Apesar do museu existir desde 2008, ainda muitas pessoas desconhecem a riqueza deste espaço. São mais de 300 peças, incluindo espécimes anatômicos humanos plastinados,
esqueletos de diversos animais, réplicas realistas de fósseis de hominídeos e animais raros, dentre outros.É fundamental explorar bem cada experiência promovida por ele", destaca o coordenador.

Exposição Moradores da Floresta

Segundo Athelson, outras novidades já estão sendo implementadas durante este ano, como a exposição "Moradores da Floresta", que no último mês de agosto esteve em Maceió, no XXIX Congresso Brasileiro de Anatomia. " A exposição apresenta em primeira mão no Brasil, uma coleção de 190 peças anatômicas humanas e de animais silvestres da Mata Atlântica totalmente plastinadas. No Congresso mais de 5 mil pessoas visitaram a exposição, sendo compartilhada nas redes sociais de grandes pesquisadores de renome nacional na área de anatomia", destacou o coordenador.

Em comemoração ao retorno de suas atividades, o museu não cobrará ingressos para visitas espontâneas até o dia 23 de outubro. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada. Mais informações sobre horários de funcionamento e agendamento para grupos estão disponíveis no site https://mcv.ufes.br/.

Serviço:

Visitação (gratuita até 23 de outubro):
Ter a sex: 8:30 às 12 e 13:30 às 17h; Sáb: 09:00 às 13:00h;
Agendamento para grupos e mais informações visite o site: www.mcv.ufes.br
Local: Museu de Ciências da Vida, Campus de Goiabeiras da UFES.