Museu de Ciências da Vida lança Plano Museológico na próxima sexta,15

O Museu de Ciências da Vida (MCV) lança o seu primeiro Plano Museológico, vigência 2024-2028, na próxima sexta-feira, 15 de março, a partir das 16 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes, campus Goiabeiras.

Atendendo ao Estatuto dos Museus, instituído pela Lei 11.904, de 14 de janeiro de 2009, e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013, o Plano Museológico é o principal instrumento de gestão dos museus e contempla o retrato da situação atual da instituição, seus desafios internos e externos, bem como suas potencialidades. Apresenta a missão, a visão e os valores da instituição e seus objetivos estratégicos que apontam para as linhas de ações a serem desenvolvidas pelo Museu por meio de seus programas.

Segundo o coordenador do MCV, professor Ahtleson Bittencourt, o plano teve seu desenvolvimento iniciado em 2022, por meio de um processo de construção colaborativa, que contou com a participação direta de 73 pessoas, contemplando alunos de graduação e pós-graduação, mediadores, estagiários, bolsistas, pesquisadores, professores, e servidores, que atuam ou atuaram no Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida, como também a colaboração de profissionais e pesquisadores externos à Ufes. "O resultado que iremos apresentar é um plano elaborado a muitas mãos, com aplicação de conhecimento e visões de diferentes áreas, o que o torna um instrumento potente de gestão e norteador para nossas ações para o futuro", explicou o coordenador.

O evento contará com apresentação do plano e finalizará com uma visita mediada ao Museu de Ciências da Vida. Todos são convidados a participar!

Histórico

O Museu de Ciências da Vida (MCV), é um programa de extensão de Interesse institucional da PROEX, criado em 2008 no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde e idealizado para difundir e popularizar a ciência da vida em sua perspectiva mais ampla. Em 2018, o MCV se instalou, de forma permanente em seu atual espaço, localizado próximo ao Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.

O MCV tem recebido anualmente, em média, 400 grupos escolares e mais de 16 mil alunos, com a exposição “A Métrica do Corpo Humano”, cuja temática correlaciona o raciocínio lógico, a matemática, e a ciência do corpo humano, trazendo um olhar amplo sobre a existência humana, abordando aspectos da arte, história, biologia, evolução, saúde, dentre outros, numa visão única. Ao longo de sua história, em busca de seu público, o MCV também já realizou mais de 40 exposições itinerantes pela Grande Vitória, interior do Espírito Santo, e em outros estados do Brasil.

Quer saber mais sobre o museu? Consulte o site www.mcv.ufes.br ou pelo instragram @mcv.ufes

Lançamento do Plano Museológico do Museu de Ciências da Vida
Data: 15 de março de 2024