Nova edição do Sábado de Esporte e Lazer, em Guriri

No dia 18 de março de 2023, a partir das 9h, São Mateus irá receber mais uma edição do projeto de extensão Sábado de Esporte e Lazer. A ação acontece no Bosque da Praia, em Guriri, próximo a área dos quiosques.

Oficinas de atividades circenses, furingo, altinha, surfe, kendô, estão entre as modalidades ofertadas pelo projeto. Segundo a coordenadora da ação de extensão, Paula Cristina Silva, a proposta é conciliar a vivência do esporte, lazer e atividades físicas com vistas a oferecer à população, o acesso a atividades diversificadas e promoção da qualidade de vida. "Buscamos a integração de toda a família, com dinâmicas e modalidades esportivas que envolvam crianças, jovens, adultos e idosos. Assim, promovemos a saúde e o lazer de forma leve e integrativa", explicou a coordenadora.

O projeto, que teve início em 2022, acontece em todos os campi da Ufes e nas cidades onde a universidade está presente, e vem atraindo grande público nas suas edições. No final de 2022, ele foi contemplado no edital Fapes nº 12/2022 - Universal de Extensão, que possibilitou a abertura de novas turmas de formação e novas atividades para o ano de 2023. "Vale destacar que o projeto também tem o objetivo de capacitar os estudantes e jovens lideranças que têm protagonismo na prática das manifestações culturais do lazer em suas comunidades. A interdisciplinaridade proposta nas atividades desenvolvidas, contempla a inclusão de estudantes de Educação Física em formação, de alunos de outros cursos da UFES e de jovens que atuam no campo do lazer," destacou Paula Cristina.

Projeto realizou atividades em Julho de 2022 em Guriri

No dia 09 de Julho de 2022, o projeto Sábado de Esporte e Lazer na Ufes realizou suas atividades na Praça Nova, no bairro de Guriri, levando descontração, esporte e muita alegria para a comunidade. Oficinas de volei, slackline, dança e altinha na praia foram ofertadas para um público envolvendo crianças, adultos e idosos.  Em parceria com o projeto Ufes na Praça,de iniciativa da Secretaria de Cultura da Ufes, na noite de sexta-feira, 08 de Julho, houve apresentações musicais e de dança, também na Praça Nova.

Para os coordenadores das ações de extensão, momentos como esses demonstram como é importante a universidade estar próxima a comunidade. "Essas manifestações de lazer e cultura envolvendo estudantes, agentes comunitários de lazer e a comunidade local, fortalecem essas práticas e aproximam ainda mais a Universidade da sociedade".

SERVIÇO:

Sábado de Esporte e Lazer em Guriri